30/12/2014 às 13h06min - Atualizada em 30/12/2014 às 13h06min

Relembre o filme documentário “Vale dos Esquecidos” que retrata história da Suiá Missú

Agência da Notícia
reproduçâo

O filme documentário dirigido por Maria Raduan, Vale dos Esquecidos, onde retrata a história do povo Xavante Mãraiwtsédé, gravado em 2013 e ganhador de vários prêmios mostrou de forma “imparcial” situação dos indígenas e da população da Suiá Missú.

No documentário o povoado Posto da Mata ainda existia e várias pessoas foram entrevistadas a respeito da terra indígena, uma das figuras mais marcantes foi o Gilberto Rezende, o Gilbertão que adquiriu parte da região da própria Agip Petróleo e repassou os títulos para os moradores.

Outra figura importante é o ex-prefeito de São Félix do Araguaia, Filemon Limoeiro, que diz ter coordenado a “invasão” à Suiá Missú.

Porém a figura mais importante do filme é o bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, que afirma que os indígenas são uma nação, e o direito deles sobre a terra é diferente dos brancos e que nunca se pode dizer que a terra para índios é muita, pois o direito deles é de nação.  


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.1%
4.6%
17.2%
77.1%