Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
17/10/2024 às 08h44min - Atualizada em 17/10/2024 às 08h44min

Edith Santos é primeira mulher a disputar a presidência da OAB Barra do Garças

A advogada tem propostas voltadas para a valorização da advocacia feminina e capacitação de jovens

Semana 7
Araguaia Noticia
Reprodução
A eleição deste ano para a nova diretoria da 2ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BG/MT) tem a primeira candidata mulher concorrendo à presidência da instituição. A advogada Edith Santos inscreveu a chapa na tarde desta terça-feira (15), oficializando a candidatura. A votação acontecerá no dia 18 de novembro.

Edith Santos é natural de Barra do Garças e formada em Direito pelo Centro UniCathedral há sete anos. Desde então, atua na área do direito da família, com ênfase no direito das mulheres. Ela já presidiu a Comissão da Mulher Advogada por cerca de dois anos e atualmente faz parte da Comissão da Pessoa com Deficiência.

Segundo Edith, sua candidatura é um marco para a Subseção de Barra do Garças. “A mulher sempre esteve nos bastidores. É uma coisa cultural, não recebemos o mesmo tipo de oportunidade. É um momento importante que vai servir como um primeiro passo para abrir caminho para que outras colegas também se interessem e se encorajem a desempenhar tal função”, comentou.

De acordo com o Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira (Perfil ADV), realizado no ano passado, a advocacia brasileira é majoritariamente de representação feminina, com 50% mulheres, 49% homens e 1% pertencente a outras identidades de gênero. Entretanto, a Ordem dos Advogados do Brasil é historicamente liderada por homens.

A primeira diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) foi eleita em 1932. Em 98 anos de representação no estado, 30 pessoas tiveram cargo na presidência da diretoria, destas, somente duas eram do gênero feminino, incluindo a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.

Ainda de acordo com Edith, sua chapa se atenta ao cenário da advocacia em Barra do Garças. “Precisamos congregar a advocacia em prol da nossa subseção, temos que trabalhar para ela funcionar como organismo vivo. Outra preocupação é em relação ao cuidado da jovem advocacia, os jovens advogados percorrem uma caminhada árdua quando saem da faculdade, precisamos capacitá-los nos mínimos detalhes. Uma outra questão é dar à mulher advogada condições de atuar em igualdade com os colegas, para que elas sejam realmente atendidas nas suas necessidades”, disse.

Até o momento, a chapa de Edith é a única concorrendo à diretoria e é composta também pelos advogados Rony Cesar Camilo Mota (vice-presidente), José Nilton (secretário-geral), Natasha Pereira (tesoureira), José Américo (secretário-geral adjunto) e Thaís Assunção (delegada da caixa de assistência).

A eleição para a nova diretoria da Subseção da OAB de Barra do Garças para a gestão 2025/2027 será feita no dia 18 de novembro na modalidade online. Os advogados devem estar com o cadastro na OAB atualizado e poderão votar através de um certificado digital. O site permite que o cadastro possa ser realizado até o dia 18 de outubro. (Com colaboração de Marcelo Borges)

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »