Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/09/2024 às 14h38min - Atualizada em 10/09/2024 às 14h38min

População se assusta com 'céu laranja' de cidade de Goiás

Dados do Inpe revelam que Jataí é a cidade que mais apresenta focos de incêndio neste começo de semana. Form 244 focos de incêndio de domingo (8) para segunda (9).

g1 Goiás
Araguaia Notícia
A cidade de Jataí, no sudoeste goiano, amanheceu com o céu laranja na segunda-feira (9). Segundo especialistas, fenômeno está diretamente associado com a poluição; entenda abaixo. Assim como o restante do estado, Jataí vem registrando vários focos de incêndio neste período de estiagem. Devido a fumaça tóxica, muitos moradores saíram nas ruas usando máscaras e as aulas foram suspensas na rede municipal e em universidades.

Em vídeos enviados à TV Anhanguera, moradores da cidade registraram, incrédulos, a cor do céu e do sol completamente laranjas. Em algumas gravações, é possível ver uma grande quantidade de fuligem, derivada dos incêndios na região. “Está Jataí inteira assim”, reclama um morador não identificado.

Por conta da situação, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas das escolas da cidade por tempo indeterminado, visando cuidar da saúde dos estudantes. “Até que seja possível o retorno seguro às atividades”, disse o comunicado.

A Universidade Federal de Jataí (UFJ), Instituto Federal e Universidade Estadual da cidade também suspenderam todas as atividades acadêmicas. “Considerando a quantidade de fumaça, cinzas e poeira, será necessário liberar os estudantes”, afirmaram os comunicados.

Atenção das autoridades[Céu alaranjado por conta de poluição em Jataí; fuligem causada pelos incêndios na cidade — Foto: Reprodução/TV Anhanguera]Céu alaranjado por conta de poluição em Jataí; fuligem causada pelos incêndios na cidade — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que a cidade de Jataí é a que mais apresenta focos de incêndio neste começo de semana. Foram 244 registros apenas de domingo (8) para segunda (9), ultrapassando a cidade de Rio Verde que havia liderado o número de focos no final de semana.

Ranking de focos de incêndio, em Goiás, de 8 a 9 de setembro:

Jataí - 244 focos, 20,1% do total
Rio Verde - 228 focos, 18,5% do total
Mineiros - 77 focos, 6,3% do total
Perolândia - 33 focos, 2,7% do total
Formosa - 31 focos, 2,6% do total

A situação da cidade também chamou atenção do Comitê Estadual de Gestão de Incêndios Florestais, na segunda-feira (9). Segundo o comandante de operações da Defesa Civil, coronel Pedro Carlos Borges de Lira, a proporção de área queimada no município já é superior à área de perímetro urbano.

Explicação céu laranja



A meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, explicou ao g1 meio ambiente que o bloqueio atmosférico que causa a onda de calor também faz com que exista uma grande estabilidade da massa de ar seco. Por conta disso, a poluição fica presa nas camadas mais baixas da atmosfera.

Segundo a especialista, as partículas em suspensão contribuem para a alta concentração de poluentes, alteram a coloração do céu e espalham a luz do espectro alaranjado.

“A cor alaranjada e avermelhada está relacionada com a interação da luz com os poluentes que ficam concentrados na camada baixa da atmosfera, mais próxima da superfície”, explicou Josélia Pegorim

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »