Moradores do Vale da Benção estão sofrendo com o incêndio de alta proporção que atingiu a vegetação na tarde de domingo (8), em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá).
Em áudios enviados para o GD, o morador relata que os cuidados já estavam sendo tomados, quando o fogo começou a se alastrar de maneira rápida por toda o Vale.
"Infelizmente apesar de todos os esforços, apesar de tudo que a gente desprendeu de energia de recursos financeiros e materiais o fogo avançou, cruzou todas nossas linhas de defesa e nos estamos a mercê dele agora, mas 2 ou 3 dias, não teremos mais nada dentro do conjunto aqui do Vale da Benção", explicou.
Com apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários a população da região estavam virando noite para tentar evitar que o fogo que vinha do Coxipó do Ouro chegasse até a região, porém na tarde de domingo eles foram surpreendidos.
"Nos estamos há 12 dias virando dia e noite, a defesa civil uns heróis, aí houve essa reincidência de fogo que tudo indica que seja de forma criminosa, o incêndio que vinha do Coxipó do Ouro já havia sido controlado, nós combatendo aqui com Corpo de Bombeiro, brigadistas e voluntários e de repente o fogo reiniciou em uma condição que não havia possibilidade de haver reinicio", finalizou em tom de revolta.
Combate O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 43 incêndios florestais em Chapada dos Guimarães desde sábado (07). Atuam no local 202 bombeiros, com apoio de 5 aviões, 65 viaturas entre caminhões-pipa e caminhonetes, 11 máquinas e quatro barcos.
Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.
A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.
Veja o vídeo:
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI