23/08/2024 às 14h05min - Atualizada em 23/08/2024 às 14h05min
Peritos que vão analisar prejuízos de incêndio em escola chegam a Aragarças
A Coordenadora Regional de Educação e Seduc informaram que acompanham de perto o caso
Semana 7
Araguaia Noticia
Marcelo Borges Uma equipe de peritos e engenheiros da Secretaria Estadual de Educação de Goiás - Seduc chegou em Aragarças - GO, por volta das 9h30 desta sexta-feira (23), para analisar os danos causados na estrutura do Centro de Ensino de Período Integral Dr. Rubens Corrêa Aguirre após incêndio que consumiu parte da escola na tarde de ontem (22).
Ao Semana7, Solange Duarte, coordenadora Regional de Educação, explicou que esse processo será importante para avaliar o que foi perdido e o que deve ser feito na reconstrução do Cepi Dr. Rubens Corrêa.
A suspeita é que o fogo teria começado em um ar-condicionado, segundo o comandante da Polícia Militar em Aragarças, major Antônio Ghiovani Moreira.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação de Goiás - Seduc/GO, informou que o incêndio ocorreu na ala de secretaria da unidade e que nenhum estudante, professor ou servidor ficou ferido. As aulas foram suspensas nesta sexta-feira (23) sem uma previsão de retorno. (Veja íntegra da nota no final da matéria)
Ivanildes Silva, mãe de um estudante da escola, diz que o filho e os outros alunos foram liberados mais cedo por conta da entrega das notas do segundo bimestre. “Ele saiu da escola às 15h e o incêndio a base de umas 16h20, 16h25, no máximo. Eu fiquei desesperada, já imaginou se esses alunos estivessem tudo aí dentro? Como não seria? Eu fiquei muito preocupada”, disse.
A coordenadora Regional de Educação reforçou que está acompanhando de perto o caso, que conversou com pais e com a direção da escola. Ela enfatizou que as aulas só serão retomadas quando o ambiente escolar estiver seguro e não oferecer nenhum tipo de risco aos estudantes.
A prefeitura de Aragarças comunicou que disponibilizou toda a estrutura administrativa do município para auxiliar na situação.
NOTA À IMPRENSA
Em atenção à solicitação de informações sobre foco de incêndio ocorrido, nesta quinta-feira (22/08), no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Doutor Rubens c. de Aguirre, em Aragarças, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás esclarece e informa:
- Um foco de incêndio foi detectado na ala da secretaria da escola, ainda no início, felizmente não causando nenhum ferimento em estudantes, professores e servidores;
- Conforme orientação do Protocolo de Seguranças Escolar adotado, desde 2019, na rede pública estadual de ensino, as equipes do Cepi acionaram, de imediato, o Corpo de Bombeiros e fizeram a saída dos estudantes e demais pessoas da escola sem intercorrências;
- As causas do incêndio estão à cargo do Corpo de Bombeiros e uma equipe da Infraestrutura da Seduc/GO irá à unidade escolar para análise, verificações e providências para a retomada das atividades;
- Em princípio, as aulas desta sexta-feira (23/08) foram suspensas e a decisão do retorno à normalidade deverá ser tomada, conforme avaliação de segurança das equipes da Seduc/GO e das autoridades;
- Equipes da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Piranhas, à qual o Cepi é jurisdicionado, já se deslocam para Aragarças e devem se reunir, juntamente com a equipe gestora, com pais e responsáveis pelos estudantes com vistas a repassarem informações e organizarem a retomada da normalidade do funcionamento do Cepi.
Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI