O ex-prefeito de Confresa, Gaspar Domingos Lazari (PSD), conseguiu na segunda-feira, em 5 de agosto, na Câmara Municipal, realizar a maior convenção até então nunca vista na cidade e que sufragou seu nome a prefeito e do candidato a vice, Marcelo Renascer (PL), além de vereadores para as eleições de 6 de outubro. O evento reuniu cerca de 600 pessoas e uniu três partidos: PSD, PL e PSB.
Dados de sua assessoria política dão conta de que o decorrer da convenção foi marcado por “momentos de emoção, discursos de membros da coligação, de fé e religiosidade”. A mãe do ex-prefeito (por três mandatos), dona Irdes aproveitou a oportunidade para abençoar seu filho. Outro momento simbólico foi quando Lazari recebeu a “chave” de Confresa, “num ato que simbolizou confiança nesse grande gestor”.
Assessoria
Gaspar Lazari, ao lado der sua esposa Alyne Nayara, disse aos seus apoiadores estar “Unidos pelo Desenvolvimento” de Confresa. “Vocês sabem, me conhecem muito bem que sou um homem de palavra e comprometido com o trabalho e que mesmo sem estar em um cargo político participo constantemente dos interesses de nosso povo”.
Seu candidato a vice, Marcelo Renascer, disse ter colocado seu nome na chapa majoritária depois de ouvir o seu grupo político. “Estou aqui para somar, fortalecer nossa campanha de sucesso, unindo forças por uma Confresa Melhor”.
A história política de Gaspar Lazari se confunde com a história do município. Ele, (que recebeu 40 mil votos de Confresa e região como candidato a deputado federal em 2018), disse que se houve algum erro nas ocasiões em que foi prefeito “foi na atitude de tentar acertar”. Já em 2022, numa (campanha de última hora), quando disputou uma das 24 vagas do Parlamento estadual, Gaspar obteve mais de 10 mil votos no Estado e, desses 5.163 somente em Confresa, o que representa 33,77% dos votos.
Confresa, segundo o Censo de 2022 tem cerca de 30 mil habitantes, (somadas as comunidades da zona rural), e um colégio eleitoral de 24 mil eleitores distribuídos em 16 locais de votação. Sendo o Colégio Teotônio Carlos da Cunha a maior sessão eleitoral no município. E am ais distante fica na localidade Pé de Caju, a cerca de 100 km da sede.