Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
06/08/2024 às 15h26min - Atualizada em 06/08/2024 às 15h26min

Incêndio atinge território indígena no Pantanal de MT

Fogo começou nesse domingo (4). O Corpo de Bombeiros está no local, com equipes de Tangará da Serra, para ajudar no combate ao incêndio.

g1 MT
Araguaia Notícia
Um incêndio atinge uma área do Pantanal, próxima a região onde está localizada a aldeia indígena Umutima, em Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, nesta segunda-feira (5). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou nesse domingo (4). Até o momento, não se sabe a quantidade de área atingida.

Segundo a corporação, o incêndio começou no final da tarde e as equipes de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, foram até o local para realizar o combate, que está sendo feito com a ajuda da população local.

Os bombeiros informaram que o local é de difícil acesso e, por isso, não foi possível identificar as causas do incêndio.

Povo Umutina

Inicialmente, o povo Umutina era chamado de 'Barbados' devido ao uso de barbas pelos homens, feitas a partir do cabelo das mulheres ou de pelos de macaco. O grupo se autodenominava Balotiponé, que significa 'gente nova'.

Apenas após o contato com os índios Paresí e Nambikwara, em 1930, o povo passou a ser conhecido como 'Umotina', 'Omotina' ou 'Umutina', que significa 'índio branco'.

Os Umutina são um povo que, apesar de sofrer com a grande perda de sua população e de sua terra tradicional, se reconhece como tradicionalmente residente no município do Alto Paraguai.

Além dos Umutina, o território é habitado pelos povos Iranxe (Manoki), Nambikwara e Paresí. Mais de 27 mil hectares de Barra do Bugres são áreas de terra indígena desses povos.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »