Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/06/2024 às 09h51min - Atualizada em 30/06/2024 às 09h51min

Adolescente de MT doa órgãos após falar em escola sobre desejo de ajudar outras pessoas

Familiares e funcionários formaram um corredor humano em frente ao hospital que realizou a captação dos órgãos para homenagear o jovem.

G1 MT e TV Centro América
Araguaia Noticia
Lucas Garib Dias, de 17 anos expressou a vontade de doar os órgãos em um trabalho escolar — Foto: Arquivo pessoal
Lucas Garib Dias, de 17 anos, teve os órgãos doados pela família após dizer que tinha o desejo de salvar vidas durante um trabalho escolar. Ele teve morte cerebral depois de sofrer um acidente de quadriciclo, no último domingo (23). A captação ocorreu nessa sexta-feira (28), na Santa Casa de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

Segundo a família do jovem, ele expressou a vontade de doar os órgãos durante uma atividade escolar e, após fazer o trabalho, o enviou para a namorada. Ela mostrou aos pais do adolescente e, a partir daí, atenderam o desejo de Lucas e decidiram pela doação.

Com a doação, cinco pessoas serão salvas, em Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiás e Pará. Essa foi a primeira vez que o hospital realizou a captação de órgãos.

Nessa sexta (28), familiares e funcionários formaram um corredor humano em frente à Santa Casa para homenagear Lucas.

Doações

Em 2023, Mato Grosso realizou o total de sete captações de órgãos. As doações beneficiaram 17 pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, Acre, Paraná e Distrito Federal, segundo o governo do estado.

Ainda conforme o estado, nesse período, a Central Estadual de Transplante mediu a captação de 253 córneas para doação, desse total, 184 córneas foram captadas com apoio do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Pasta.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90