Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
21/06/2024 às 16h29min - Atualizada em 21/06/2024 às 16h29min

Em parceria com a prefeitura, ONG leva inovação em tratamento de água para aldeias de Barra do Garças

Secom - BG
Araguaia Noticia
A organização internacional Water Is Life, de ajuda humanitária às pessoas que não têm acesso a água potável no mundo, foi uma das instituições parceiras do projeto Missão Saúde Xavante, realizado na aldeia São Marcos nos dias 18 e 19 de junho. 

Como contribuição para este mutirão histórico, a Water Is Life garantiu a doação de 20 filtros familiares aos indígenas moradores de territórios que ainda não possuem tratamento de água. De acordo com o diretor da Water Is Life, Baruc Venditto, os filtros foram entregues ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, que será o responsável por distribuir os objetos às famílias indígenas.

Ainda de acordo com o diretor Baruc, os filtros entregues trarão impacto imediato na saúde dos contemplados. “O kit que estamos deixando com o DSEI é composto por balde, mangueira de silicone e filtro. O filtro familiar possui uma membrana de ultrafiltração e tem longa durabilidade, além de ser retrolavável. Com funcionamento por gravidade, o objeto elimina 99,9% de vírus e bactérias, e também elimina as impurezas presentes na água”, explicou. 

O projeto Missão Saúde Xavante, considerado o maior mutirão de saúde e cidadania já realizado em terras Xavantes do município, foi promovido pela Prefeitura de Barra do Garças, juntamente com o Instituto de Saúde Sustentável (ISAS)  e demais parceiros. 

Segundo o diretor Baruc, foi uma honra participar deste momento e poder contribuir com a saúde dos indígenas. “Estou muito feliz de estar aqui representando esta gigante instituição, a Water Is Life, e de podermos contribuir para construção de um mundo melhor e mais sustentável. Com certeza este trabalho realizado em conjunto trouxe ainda mais saúde e cidadania para os Xavantes, e em especial, que os nossos filtros ajudem a garantir mais saúde, desenvolvimento e bem estar da comunidade”, finalizou.  

O mutirão também contou com a parceria da Conafer, Cruz Vermelha Brasileira, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Paisagismo e Urbanismo e outros, além do apoio do Exército Brasileiro, representado pelo 58º Batalhão de Infantaria Motorizado.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90