20/06/2024 às 13h22min - Atualizada em 20/06/2024 às 13h22min
Mutirão “Missão Saúde Xavante” inicia atendimentos na Aldeia São Marcos em Barra do Garças
A ação tem ofertado diversos serviços de saúde e de cidadania ao povo Xavante e os atendimentos encerram nesta quarta-feira (19/6)
Secom - BG
Araguaia Noticia
A equipe do projeto “Missão Saúde Xavante” iniciou os atendimentos de saúde e cidadania na aldeia São Marcos, em Barra do Garças, na última terça-feira (18/6). Considerado o maior mutirão de saúde e de cidadania já realizado em terras Xavante do município, a ação é promovida pela Prefeitura Municipal e o Instituto Saúde Sustentável (ISAS) e os atendimentos encerram nesta quarta-feira (19/6).
Através do mutirão, os indígenas têm contado com atendimentos médicos com clínicos gerais e especialistas, realização de eletrocardiogramas, coleta de preventivos, vacinação, emissões de documentos de identidade e de título de eleitor, pesagem e condicionalidade aos beneficiários do Bolsa Família, realização e atualização do Cadastro Único, atendimentos com a equipe volante do programa Ser Família e diversos outros serviços.
Responsável por levar saúde aos povos indígenas, o ISAS conta com mais de 50 profissionais no projeto, incluindo clínicos gerais, cardiologistas, ginecologistas, enfermeiros, odontólogos, odontopediatras, pediatras e demais especialistas.
O presidente do ISAS e coordenador nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Felipe Martins, celebrou o primeiro dia de atendimentos e agradeceu ao apoio prestado pela Prefeitura Municipal para a realização desta ação. “O povo Xavante enfrenta diversos desafios em relação à saúde e cidadania e viemos aqui para oferecer serviços de qualidade e humanitários para essa comunidade. Tudo aqui é em prol da saúde Xavante”, acrescentou.
O mutirão faz parte de uma parceria da Conafer, Cruz Vermelha Brasileira, Water Is Life, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Paisagismo e Urbanismo e outros, além do apoio do Exército Brasileiro, representado pelo 58º Batalhão de Infantaria Motorizado.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI