Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
15/06/2024 às 09h12min - Atualizada em 15/06/2024 às 09h12min

MT Hemocentro homenageia voluntários no Dia Mundial do Doador de Sangue

Durante uma manhã de comemorações, banco de sangue prestou agradecimento aos doadores de sangue que salvam vidas em Mato Grosso

SES - MT
Araguaia Noticia
MT Hemocentro funcionará em horário especial neste sábado (15.06), das 7h30 às 12h Crédito - SES-MT
Mais de 150 doadores compareceram ao MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, nesta sexta-feira (14.06), data em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A unidade também está realizando ações em alusão ao Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue.

Durante uma manhã de comemorações, que teve direito à música ao vivo, o MT Hemocentro homenageou os doadores de sangue que salvam vidas em Mato Grosso.

A data foi escolhida em homenagem ao médico imunologista, Karl Landsteiner, que nasceu em 14 de junho e descobriu o fator RH e as diferenças entre os tipos sanguíneos.

“Todo doador de sangue é fundamental, sem ele nós não conseguimos desenvolver o nosso trabalho, os hospitais não conseguiriam fazer cirurgias, os nossos pacientes do ambulatório especializado não teriam o tratamento adequado com as transfusões sanguíneas que eles têm necessidade. Seja doador e faça a diferença”, pontuou a diretora da unidade, Gian Carla Zanela.
Técnico do MT Hemocentro há mais de 20 anos, Paulo Marcos da Cruz foi doador voluntário de sangue desde antes de começar a trabalhar na unidade. Ele conta que, atualmente, devido à sua condição de saúde, tornou-se um dos pacientes assistidos pela unidade especializada.

“Sou servidor há 20 anos do MT Hemocentro, sempre fui doador, antes mesmo de trabalhar aqui e continuei. Hoje, devido às circunstâncias, eu que preciso da assistência. Então estou nesse fluxo inteiro. Quando podia doar, doava, hoje preciso do sangue”, relatou o servidor.

Já Eduarda Gonçalves, de 21 anos, realizou a sua primeira doação na data comemorativa acompanhada pelos jovens do projeto social do qual faz parte.

“Essa é minha primeira doação. Faço parte de um projeto social para jovens e viemos juntos doar porque sabemos que várias vidas vão ser alcançadas por essa ação que estamos realizando", declarou.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou que o MT Hemocentro é o único banco de sangue público que atua em Mato Grosso.

“Cada doação é um gesto de esperança e amor ao próximo, essencial para o funcionamento da rede pública de saúde e para o bem-estar de milhares de pacientes. O MT Hemocentro é o único banco de sangue público de Mato Grosso e presta um atendimento de qualidade a uma ampla gama de pacientes, desde aqueles que realizam tratamentos no próprio hemocentro até os que passam por procedimentos cirúrgicos nos hospitais”, destacou o secretário.

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o MT Hemocentro funcionará em horário especial neste sábado (15.06), das 7h30 às 12h, e facilitará a doação para voluntários que não podem comparecer à unidade em dias úteis.


Critérios para a doação

O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem mais de 51 kg, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.

São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro aqui. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

No interior do Estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90