Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
14/06/2024 às 18h08min - Atualizada em 14/06/2024 às 18h08min

Barra do Garças abre ciclo de reuniões preparatórias para Eleições Municipais 2024

Evento reuniu juízes das quatro Zonas Eleitorais que compõem o polo regional

Araguaia Notícia
O município de Barra do Garças foi o primeiro a receber o ciclo de reuniões preparatórias para as Eleições Municipais de 2024. O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira (14.06), com o objetivo de discutir assuntos para assegurar, de forma integrada, a transparência na organização e segurança do pleito que se aproxima. Foram contemplados os municípios que compõem o polo regional, englobados pelas 9ª, 26ª, 30ª e 31ª Zonas Eleitorais.
 
Além de Barra do Garças, 13 municípios compõem o polo. São eles: Araguaiana , General Carneiro, Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho, Torixoréu, Campinápolis, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Água Boa, Cocalinho, Nova Nazaré, Canarana e Ribeirão Cascalheira. Juntos, eles possuem 102 locais de votação, 621 seções eleitorais, com 153.835 eleitores e eleitoras aptas ao voto. No último pleito municipal, em 2020, toda a região contou com 1.061 candidatos e candidatas ao cargo de vereador(a) e 42 pessoas concorrendo ao cargo de prefeito(a).
 
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, iniciou a reunião falando sobre os aspectos gerais das Eleições Municipais 2024 e a importância do papel do juiz e da juíza eleitoral. “Nosso objetivo maior é discutir e prepara-los para nossas eleições municipais. Sabemos que o pleito anterior teve nuances que não foram fáceis, e que foram superados, mas precisamos estar atentos. A presença do juiz e da juíza nas zonas eleitorais é essencial e vamos cobrar, pois as questões devem ser resolvidas presencialmente. O compromisso desta gestão é realizar as eleições da melhor maneira possível, nós temos disposição e comprometimento e, dessa forma, queremos que seja com todos os juízes e juízas eleitorais”.
 
Para a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, que falou sobre a atuação da Corregedoria no pleito, endossou a necessidade de preparação de magistrados e magistradas que estão atuando nas Zonas Eleitorais. “Precisamos nos preparar para todas as decisões que vamos proferir, nos inteirar das resoluções e da situação local. A Corregedoria está fazendo esse acompanhamento e está à disposição. O exemplo dos juízes e juízas é fundamental, não só pela presença, mas o conteúdo, a autoridade e a educação, porque no dia eleição sabemos que tem muitas pessoas que chegam nos questionando. Temos que estruturar todo o nosso ambiente de trabalho, e fazemos isso estreitando laços com os servidores e servidoras do cartório eleitoral. Contamos com todos e todas vocês, vamos fazer um ótimo trabalho”.
 
Os juízes eleitorais avaliaram positivamente a reunião. “É muito importante essa integração com o Tribunal Regional Eleitoral, porque à medida que se aproxima eleição há a necessidade de uma sinergia, tanto logística quanto até numa preparação jurídica, Saber o posicionamento do Tribunal e a orientação é sempre importante, porque acelera o processo”, disse o juiz da 31ª Zona Eleitoral, Carlos Eduardo de Moraes e Silva. “O TRE-MT está de parabéns por promover essa reunião, esse contato direto e proximidade com os juízes eleitorais. Os assuntos abordados são de sua importância, já que nos trazem diretrizes para uma atuação mais uniforme possível dentro de todo o estado de Mato Grosso, primando pela aplicação do Direito Eleitoral homogêneo”, ressaltou a juíza da 26ª Zona Eleitoral, Ângela Maria Janczeski Goes.
 
Também presente, o juiz da 9ª Zona Eleitoral, Michell Lotfi Rocha da Silva, destacou a relevância da reunião. “É de grande importância, porque traz todo o apoio da presidência da Justiça Eleitoral para nós, juízes eleitorais, aqui na nossa região. É um momento em que eles trazem toda a bagagem de outras eleições e essa troca de experiências é fundamental. E, ao mesmo tempo, também conhecem as nossas demandas e colhem as nossas impressões”.
 
A programação contou, ainda, com os seguintes tópicos: Informações gerais do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) – abordado pelo juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella; metas de produtividade e Selo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – abordado pelo juiz auxiliar da Corregedoria, Antônio Veloso Peleja Júnior e pelo assessor de Planejamento e Gestão Estratégica, André Luiz Régis Emidio; logística administrativa, abordado pelo diretor-geral, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo; logística de Tecnologia da Informação, abordado pelo secretário de TI, Carlos Henrique Cândido; assédio eleitoral nas campanhas, pelo assessor do gabinete da Presidência, Hernandesio de Lima; propaganda eleitoral e desinformação, explanado pelo juiz auxiliar da Corregedoria, Antônio Veloso Peleja Júnior; postura em entrevistas e redes sociais, abordado pelo assessor de Comunicação, Daniel Dino.
 
Também participaram da reunião os juízes-membros titulares Luis Otávio Pereira Marques e Eustáquio Inácio de Noronha Neto; o juiz-membro substituto, Pérsio Oliveira Landim; o juiz da 30ª Zona Eleitoral, Jorge Hassib Ibrahim; a assessora da Presidência, Cristiane Manzano Manoel; o chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral, Wilian Bezerra Andrade, e servidores do cartório.
 
Cronograma
 
O ciclo de reuniões preparatórias segue para Sinop, no dia 21 de junho, abrangendo também os municípios da região. Depois, será realizada a reunião em Rondonópolis, no dia 28. Já no dia 05 de julho, São Félix do Araguaia receberá o evento e no dia 12 de julho, a reunião de polo ocorrerá em Tangará da Serra. Em seguida, Cáceres será o próximo polo, cuja reunião será no dia 19 de julho. O ciclo será encerrado em Cuiabá, no dia 26 de julho, com a participação das Zonas Eleitorais da capital e de Várzea Grande.
 
Jornalista: Nara Assis

Fonte: TRE-MT

 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90