Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
13/06/2024 às 08h41min - Atualizada em 13/06/2024 às 08h41min

Aldeia São Marcos recebe mutirão histórico de atendimentos em saúde e cidadania

A ação será promovida pela Prefeitura de Barra do Garças, em parceria com o Instituto Saúde Sustentável (ISAS) e outras instituições, e pretende atender mais de 1000 Xavantes durante dois dias

Secom - BG
Araguaia Noticia
Na próxima semana, a aldeia São Marcos, em Barra do Garças, será palco do maior mutirão de saúde e cidadania já realizado em terras Xavantes no município. A Prefeitura de Barra do Garças, juntamente com o Instituto Saúde Sustentável (ISAS), irão promover o projeto “Missão Saúde Xavante”, na aldeia citada, nos dias 18 e 19 de junho.

Esta ação inédita conta com a parceria da Conafer, Cruz Vermelha Brasileira, Water Is Life, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Paisagismo e Urbanismo e outros, além do apoio do Exército Brasileiro, representado pelo 58º Batalhão de Infantaria Motorizado.

O ISAS é responsável por levar saúde aos povos indígenas, e conta com mais de 50 profissionais no projeto, incluindo clínicos gerais, cardiologistas, ginecologistas, enfermeiros, odontólogos, odontopediatras, pediatras, entre outros especialistas.
A brilhante parceria entre o poder público municipal com o Instituto foi articulada através do presidente do ISAS e coordenador nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Felipe Martins, que ao tomar conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura e sua responsabilidade social com a população, em especial com os indígenas, notou que o município estava preparado para a realização do mutirão.

“Sabemos que o povo Xavante enfrenta diversos desafios, principalmente relacionados à saúde e desnutrição infantil, e precisávamos de uma cidade onde a administração pública fosse de confiança e quisesse fazer a diferença na saúde dos povos indígenas. Foi então que tomamos conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura e decidimos que seria o local adequado para os nossos atendimentos”, contou Felipe Martins.

Ainda segundo o presidente do ISAS, toda a equipe está bem entusiasmada para iniciar os trabalhos em Barra do Garças. “Esta será uma ação histórica. A maior que nossa organização já realizou, e temos certeza que entrará para a história da saúde indígena no Brasil”, finalizou. 

Na segunda (17), os integrantes do ISAS, juntamente com os demais parceiros, irão organizar os ambientes de atendimento no local,  a fim de oferecer serviços de qualidade e humanitários aos pacientes indígenas. 

Já na terça-feira (18), os serviços de saúde e cidadania serão iniciados, sendo eles: atendimentos médicos com clínicos gerais e com especialistas, realização de eletrocardiogramas, coleta de preventivos, vacinação, emissões de documentos de identidade e de título de eleitor, plastificação de documentos, pesagem e condicionalidade aos beneficiários do Bolsa Família, realização e atualização do Cadastro Único, atendimentos com a equipe volante (programa Ser Família) e muitos outros serviços.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90