Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
12/06/2024 às 15h58min - Atualizada em 12/06/2024 às 15h58min

Decisão do STF favorece abertura de curso do medicina em Barra do Garças

O processo de criação do curso já estava em andamento há anos e sua continuidade é constitucional, decide a Suprema Corte em votação

Secom - BG
Araguaia Notícia
Nesta terça-feira (11), o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson, esteve reunido juntamente com o reitor do Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), Marcelo Soler, conversando sobre o andamento da implantação do curso de medicina na cidade.

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) possibilita a implantação do curso. A decisão envolve a constitucionalidade do programa Mais Médicos e seus efeitos, que dentre outras coisas, permite a abertura de novos cursos de medicina através de editais públicos do programa.

No entanto, segundo a decisão do relator, novos processos de abertura deverão obedecer aos critérios do MEC, enquanto os que estão em andamento continuarão a ser analisados através do programa.

A implantação do curso de medicina beneficiará toda a região do Vale do Araguaia, onde a instituição está firmando convênios para atender a população. “O maior convênio firmado foi com a prefeitura de Barra do Garças, Dr. Adilson assinou de pronto esse convênio, para ofertar os leitos do município para o curso de medicina. E também o acordo de contrapartida, onde o percentual de 10% da arrecadação da será repassado para o município através de investimentos na saúde”, destacou Marcelo Soler.

Segundo o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson, a implantação do curso beneficiará toda a região. “Houve uma convergência de esforços. Nosso governador Mauro Mendes esteve em Brasília, do Senador Wellington Fagundes, do ministro da Agricultura Carlos Fávaro, do deputado Juarez Costa, bem como dos vereadores. É uma convergência de esforços para que esse sonho se concretize”, destacou o prefeito.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90