Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
24/05/2024 às 15h27min - Atualizada em 24/05/2024 às 15h27min

Seduc apresenta políticas públicas e avanços da educação de MT em encontro nacional

Conselhos Estaduais de Educação discutem práticas educacionais até esta sexta-feira (24)

Seduc - MT
Araguaia Notícia

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, apresentou os avanços e inovações da Política Pública de Educação de Mato Grosso na abertura da 46ª edição da Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação (Codise), realizada nesta quinta-feira (23.05), em Cuiabá.

O encontro é realizado todos os anos em diferentes estados pelo Codise e, neste ano, Mato Grosso foi o escolhido para sediar o evento e apresentar o desenvolvimento do seu trabalho na Rede Estadual de Ensino.

Alan Porto apresentou as 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 anos, que objetiva colocar a Rede Estadual de Ensino entre as mais bem avaliadas no país até 2032. Para ele, foi uma honra receber presidentes de conselhos e representantes de todo o país para conhecer o que a Seduc tem feito desde 2019.

“A educação é o que garante o desenvolvimento em todos os sentidos, sobretudo para que crianças e adolescentes concretizem os seus sonhos de vida, e essa é uma história construída com apoio dos servidores da educação, poderes constituídos, a parceria com os municípios e iniciativa privada, entre outros importantes atores”, disse o secretário.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Gelson Menegatti Filho, também enalteceu sistema de educação pública em Mato Grosso, mostrando a sua importância e evolução.

“Tudo que passamos no período pós-pandemia, o que está se investindo, o que Mato Grosso está trabalhando na sua educação básica, está dando resultados importantes”, analisou.
 

 
A presidente do Codise, Otília Tatiana de Cácia, destacou que a reunião, que faz parte do regimento interno do Conselho há 24 anos, é uma oportunidade para os representantes dos estados discutirem as políticas públicas de educação e compartilharem suas experiências.

O presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação, Ricardo Tonassi, contou que participa do encontro todos os anos e sempre leva na bagagem as boas práticas de diferentes estados. “Acho fundamental a gente conversar sobre educação e Mato Grosso tem muito a contribuir. Viemos para debater e também para ouvir e levar tudo de bom que foi apresentado aqui”, afirmou.

“Esse debate de como está acontecendo a implementação do Novo Ensino Médio, o Plano Nacional de Educação, entre outros temas, e a troca de experiência é muito importante”, acrescentou o presidente do Conselho de Educação de Educação do Distrito Federal, Álvaro Moreira Domingues Júnior. 

O evento segue nesta sexta-feira (24), com a participação de presidentes de conselhos estaduais de educação de todos os estados.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90