Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/05/2024 às 15h11min - Atualizada em 10/05/2024 às 15h11min

Acadêmicos de Odontologia Promovem Orientação em Traumatismo Dentário em Escolas de Barra do Garças e Aragarças

Assessoria/Univar
Araguaia Notícia
No intuito de prevenir e capacitar professores para agir diante de situações emergenciais relacionadas ao traumatismo dentário, acadêmicos do 5º semestre de Odontologia do UNIVAR, sob a coordenação da docente Me Natalina Galdeano Abud Chaud, desenvolveram um projeto de extensão em escolas públicas de Barra do Garças, MT, e Aragarças, GO.

Realizado nos dias 16 e 17 de abril de 2024, nas instituições Centro Municipal de Ensino Fundamental Dom Bosco (CMEF Dom Bosco), Escola Izaurina Abreu Luz e Escola Estadual Militar Tiradentes, o projeto teve como foco principal o manejo emergencial em casos de traumatismo dentário.

“Surgiu da necessidade de orientar professores sobre a maneira correta de agir durante um acidente causado por traumas dentários”, explica Maria Eduarda Linck Rossa, uma das acadêmicas envolvidas.

Durante as atividades, foram abordados os seis tipos de traumatismo dentário: avulsão, luxação intrusiva, luxação extrusiva, subluxação, luxação lateral e concussão. Além disso, os acadêmicos instruíram sobre a melhor maneira de agir diante dessas situações.

O projeto, que contou com a participação de Bianca Ferreira Prampero, Maria Eduarda Linck Rossa, Michelly Moreira Carrijo e Milena Ilidio Brentano, teve como objetivo principal contribuir para a capacitação dos professores, fornecendo-lhes conhecimentos e procedimentos adequados para lidar com emergências odontológicas nas escolas.

“Esse projeto irá acrescentar ensino para o que fazer em momentos de traumatismo dentário, contribuindo para ensinos em momentos de urgência”, destaca Milena Brentano Ilidio.

Para Michelly Carrijo, foi uma oportunidade única de retribuir o conhecimento recebido: “Optamos por ensinar aqueles que nos ensinam, então foi muito proveitoso estar com os docentes e transmitir uma parte do nosso conhecimento a eles, que sempre compartilharam o conhecimento deles conosco”.

A diretora do CMEI Izaurina Abreu Luz, Daniela Costa, ressaltou a importância da parceria: “Foi importante para a equipe do CMEI Izaurina Abreu Luz porque ajudou com informações significativas sobre como os colaboradores da escola devem socorrer nossas crianças. Assim, aprendemos com as estagiárias, trocamos informações sobre o ambiente escolar, e as duas partes são beneficiadas”.

O projeto já foi finalizado, mas seu impacto continuará a ser sentido, proporcionando maior segurança e preparo para lidar com situações de emergência nas escolas dessas regiões.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90