Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
24/04/2024 às 09h31min - Atualizada em 24/04/2024 às 09h31min

'Cena é mais chocante do que foi mostrada', diz deputado

Gazeta Digital
Araguaia Notícia
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Carlos Avallone (PSDB), revelou que a situação das áreas desmatadas do Pantanal são ainda mais criticas do que as imagens que ganharam repercussão nacional nas últimas semanas. A área foi alvo de ação do pecuarista Claudecy Oliveira Lemes e é considerado o maior crime ambiental na região praticado por uma única pessoa.

O parlamentar realizou uma visita técnica com o deputado Wilson Santos (PSD), vice-presidente da comissão, e relatou o cenário de destruição encontrado na região. “Fizemos algumas imagens lá, é uma cena muito forte. A cena é mais forte do que a gente viu nacionalmente”, disse durante entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Vila Real, canal 10), na segunda-feira (22).

Os parlamentares foram fazer a vistoria após o pecuarista Claudecy Oliveira Lemes ser denunciado por desmatar 81 mil hectares do Pantanal mato-grossense usando compostos químicos.

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) alega que realiza o monitoramento via satélite. Contudo, segundo Avallone, os equipamentos ainda são falhos para detectar todo o dano.

Agora, a comissão sugere que a pasta aprimore os meios de fiscalização para evitar que danos ambientais dessa proporção voltem a ocorrer no Estado.

“Imagens de satélites não dão para detectar a aplicação de veneno em área nenhuma, mas da para pedir que isso ocorra. Nós estamos sugerindo e eles também já estão vendo alguma forma de monitorar isso. Tem que melhorar a fiscalização para que um crime como esse não ocorra”, disse.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90