Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/04/2024 às 14h35min - Atualizada em 22/04/2024 às 14h35min

Cristo Redentor de Barra do Garças completa 40 anos

Inaugurado em 22 de abril de 1984, monumento é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade

Semana 7
Araguaia Noticia
Um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados de Barra do Garças completa 40 anos nesta segunda-feira (22). O mirante do Cristo Redentor, localizado no Parque Estadual da Serra Azul, também conhecido como “Morro do Cristo”, foi inaugurado no domingo de Páscoa de 1984.

Idealizado pelo missionário salesiano Tomaz Ghirardelli, ao longo dos 40 anos de sua criação, a história por trás do monumento ganhou diferentes versões conhecidas no município.

Segundo um estudo feito pelo pesquisador Romualdo Povroznik Júnior, a construção de uma estátua do Cristo Redentor era um sonho do padre Ghirardelli, que passou alguns anos procurando o local ideal para a instalação.

Genito Santos, jornalista e artista plástico de Barra do Garças, que era funcionário do então prefeito, Carolino Gomes, conta que a ideia do monumento foi apresentada ao gestor pelo próprio religioso. O projeto foi abraçado pelo prefeito, já que também seria uma forma de homenagear a esposa dele, que era do Rio de Janeiro e sentia muita saudade da cidade natal.

Ainda de acordo com Genito, para a construção da estátua de 12 metros foram trazidas de navio 42 peças da Itália até o porto de Santos - SP e transportadas pela prefeitura de Barra do Garças até a Serra Azul. Já a Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso diz que a autoria da escultura é de Ivo Papaiz, membro da família paulista responsável por esculpir mais de 250 réplicas de estátuas de Cristo em todo Brasil.

A montagem em Barra do Garças foi feita pelo mestre de obras Tarzan Rodrigues, que faleceu no ano passado.

Na época da construção havia apenas dois caminhos de chegada ao local do Cristo, uma trilha (onde atualmente fica a Escadaria da Fé) e uma estrada de terra na saída para Araguaiana, nas proximidades da ONG do Garrincha, afirma Genito.

No dia da esperada inauguração do monumento, Carolino teria levado a esposa no topo da serra e mostrado para ela o que ele descreveu como o “Rio de Janeiro do Sertão”.

Segundo o que revela o estudo de Povroznik, a construção de uma escadaria para substituir as trilhas que levavam ao Cristo foi determinada em 1987, por meio da Lei Municipal nº 1.061. Contudo, os degraus só foram implantados em 1995, conforme Genito.

Além do Mirante do Cristo, o parque conta com outros ativos turísticos, como o Discoporto Alienígena, Trilhas de Cachoeiras, Escadaria da Fé e um setor do Museu de História Natural do Araguaia - MuHNa (Museu da UFMT). Entre os anos de 2017 a 2023 os atrativos do parque receberam mais de meio milhão de visitantes.

Uso da atração para benefícios a saúde

Centenas de pessoas sobem diariamente à Escadaria da Fé para praticar exercícios físicos e manter a saúde em dia. São mais de 1.200 degraus, com uma elevação de mais de 230 metros de altitude.

Keila Rodrigues sobe a escadaria três vezes na semana e fala sobre os benefícios para ela. “Melhorou significativamente minha vida em vários aspectos. A respiração, condicionamento físico, convívio com pessoas que curtem a mesma prática, fora que aquele ambiente funciona como uma terapia, pelo fato de liberar vários hormônios, endorfina, serotonina, dopamina e adrenalina. Eu, particularmente, sou apaixonada naquele lugar”, disse a estudante de educação física.

O uso de atrativos turísticos para a prática de exercícios físicos vem se tornando cada vez mais comum, conforme o professor do curso de educação física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Anibal Monteiro.

O docente explica que muitas pessoas têm um cansaço mental por ficar o dia todo trabalhando em salas fechadas. Quando vão praticar atividades físicas, elas tendem a procurar espaços onde se sintam livres e tenham contato com a natureza, trazendo uma perspectiva diferente do que encontram no dia a dia do trabalho.

Anibal conta que os benefícios de praticar exercícios na Escadaria da Fé são diversos e trazem muitas vantagens. “Os músculos das pernas terão diferentes estímulos de força, gerando uma sobrecarga metabólica no decorrer da subida. Outra adaptação bioquímica e fisiológica importante para completar os 1200 degraus é o aumento da frequência cardíaca e, consequentemente, a dilatação das veias que levam sangue para as pernas, fazendo assim que a circulação aumente nos membros inferiores. A subida é uma excelente atividade física que trabalha força de perna e de coração”, afirma o professor.

Em 2022, a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso - Sema-MT instalou no mirante uma academia ao ar livre para contribuir para o bem estar e a saúde da população.

No ano passado, o morador de Barra do Garças Wendel Mendes criou o projeto “Mirante do Cristo Barra do Garças” para incentivar a prática de exercícios físicos na atração turística. A iniciativa reuniu cerca de 600 pessoas em uma única manhã nas escadarias.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90