Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/04/2024 às 14h25min - Atualizada em 22/04/2024 às 14h25min

Crescimento na construção civil em Barra do Garças transforma paisagem urbana e impulsiona geração de empregos

Condomínios, edifícios e residenciais tornam Barra do Garças importante pólo habitacional da região do Araguaia

Secom - BG
Araguaia Noticia
Nos últimos anos, o setor da construção civil disparou em Barra do Garças, muito pelo avanço dos projetos habitacionais que estão mudando as características e tendências do município. Só entre 2021 e 2023, foram expedidos mais de 1.300 alvarás de construção pela Prefeitura, montante que inclui residências, imóveis comerciais e condomínios fechados.

Nessa crescente onda de ocupação urbana, são mais de um alvará por dia atestando as condições para que essas obras iniciem. Desse total, 868 construções já receberam a Carta Habite-se, a comprovação de que o imóvel construído está dentro dos parâmetros do projeto aprovado e apto para ser ocupado.

O início da década mostrou um boom de loteamentos em Barra do Garças e o surgimento de novas zonas urbanas. Esse processo foi visto especialmente na região do Grande Nova Barra, bairro Novo Horizonte, Jardim Toledo e Jardim dos Ipês.

O conjunto habitacional Residencial Carvalho I, II e III também se soma a esse movimento. Com as obras retomadas, após esforços da administração para superar uma paralisação de mais de 10 anos, o projeto do governo federal dará um lar a 1.436 famílias barra-garcenses.

Nos últimos anos, o município também inovou a experiência habitacional com o lançamento de condomínios fechados e de dois residenciais verticais, colocando a cidade em uma possível onda de verticalização urbana. Primeiro foi o edifício Liz Tower Residence, de 28 andares, lançado em 2021, com previsão para ser entregue ainda este ano. Depois foi o Connect Tower, de 24 andares, lançado em 2023, com as obras já iniciadas.

“Barra do Garças está mostrando que tem condições de suportar todo esse avanço na construção civil e todas as inovações no setor imobiliário dos últimos anos. O município está se tornando cada vez mais o lugar onde as pessoas querem viver e investir”, destaca o prefeito Dr. Adilson Gonçalves.

Além do avanço na infraestrutura e no área habitacional, essa disparada da Construção Civil reflete na geração de emprego, garantindo postos de trabalho e renda para centenas de famílias. O prefeito também comentou o bom momento que a cidade vive na empregabilidade.

“Estamos assistindo um crescimento no número de criação de empregos e na realização de contratações no município, o que também é um importante termômetro de desenvolvimento. De acordo com os últimos dados oficiais de emprego, nós acreditamos em uma projeção muito positiva para esse ano, com recordes em contratações.”

Só em 2023 houve mais de 11 mil admissões em Barra do Garças, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). 

Já nos primeiros dois meses de 2024, o CAGED registrou 3.142 contratações. No saldo (quase 1.300) que considera o número de admissões e o de desligamentos, o município ficou na 4ª posição em todo o estado de Mato Grosso.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90