Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
20/04/2024 às 17h21min - Atualizada em 20/04/2024 às 17h21min

Abril Laranja: mês da conscientização sobre maus-tratos contra animais

Gazeta Digital
Araguaia Noticia
Policia Civil-MT
Infelizmente, crimes de maus-tratos ainda são muito comuns, não só no Brasil, mas também no mundo inteiro. Por essa razão, datas como o Abril Laranja, intitulado como o mês da conscientização sobre a crueldade contra animais, são de extrema importância para refletirmos sobre a integridade dos nossos pets.

O que é abril laranja

O Abril Laranja é uma campanha realizada durante o mês de abril para conscientizar sobre a prevenção da crueldade contra animais. A iniciativa busca envolver a sociedade por meio de ações de conscientização, seja em eventos ou por meio das redes sociais, para alertar sobre a importância de combater esse mal.

Abril Laranja: o que pode ser considerado como maus-tratos?

Se engana quem pensa que maus-tratos é apenas a agressão física. Aliás, a falta de conhecimento sobre o tema faz com que muitos casos passem despercebidos – isto é, não são denunciados para as autoridades.

Basicamente, podemos resumir o maus-tratos na seguinte ideia: se alguma ação do indivíduo coloca em risco a integridade física e/ ou emocional do animal, ela pode ser considerada como maus-tratos.

Apesar de alguns Estados e Municípios possuírem Leis específicas em relação a isso, no geral, são considerados maus-tratos aos animais domésticos, como cães e gatos:
  • Abandonar;
  • Não oferecer assistência médica-veterinária;
  • Não oferecer uma alimentação adequada e água à vontade;
  • Agressões físicas;
  • Manter o animal preso a correntes ou cordas;
  • Deixar o animal exposto ao sol por longos períodos de tempo;
  • Manter o animal em locais não arejados (sem ventilação ou entrada de luz);
  • Manter os pets em lugares anti-higiênicos;
  • Abandonar;
  • Submeter o animal a tarefas exaustivas ou além de suas forças;
  • Usar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse.
Com base nestas informações, já deu para perceber que os casos de maus-tratos a animais vão muito além das agressões físicas, certo? Inclusive, dá para notar o quanto eles são frequentes por aí.

As Cinco Liberdades dos Animais

As Cinco Liberdades dos Animais foram criadas no Reino Unido, inicialmente para o uso em animais de criação, mas também devem ser usadas para avaliar o bem-estar dos pets, bem como de animais silvestres. São elas:

1 – Livre de fome e sede
Todos os animais devem estar livres de fome e sede, isto é, ter fácil acesso à água potável e uma alimentação digna para manter a saúde e o vigor em dia.

2 – Livre de desconfortos
Todos os animais devem estar livres de desconforto, por meio de um ambiente adequado para espécie, com condições de descanso e abrigo.

3 – Livre de dor, ferimentos e doenças
Todos os animais devem estar livres de dor, ferimentos e doenças, por meio da prevenção ou de tratamentos adequados.

5 – Livre de medo e estresse
Todos os animais devem estar livres do medo e do estresse, com condições que evitem ao máximo o sofrimento psíquico.

5 – Liberdade para expressar seu comportamento natural
Todos os animais devem estar livres para expressar seu comportamento natural, com espaço suficiente e instalações adequadas.

Cachorro pode ficar preso na corrente?

Outro tópico que levanta o debate, é sobre o hábito que algumas pessoas têm de deixar o cachorro preso na corrente.

Assim como nós gostamos da nossa liberdade, os pets também precisam ser livres para se locomoverem. Portanto, já é de se imaginar que manter preso em correntes um cãozinho não é nada legal, principalmente se isso acontece durante horas e horas de seu dia e numa corrente curta.

Cachorro não pode ficar preso na corrente por longos períodos, sendo que isso é considerado maus-tratos, já que a atitude é extremamente maléfica ao pet.

Entre os malefícios de acorrentar um cachorro, existe o psicológico. É muito exaustivo e irritante ficar horas preso numa corrente, ainda mais se ela for curta e não permitir a devida movimentação do cão.

Tendo uma rotina estressante como essa, é possível que o cachorro possa desenvolver hábitos agressivos, destrutivos e antissociais, já que os cães não são seres que gostam de viver isolados e, tão pouco, presos.

Outro ponto, é que prender o cachorro na corrente traz malefícios físicos, já que tal atitude pode causar atrofia muscular e ferimentos em seu pescoço.

Prender cachorro na corrente é maus-tratos?

Como citamos, prender cachorro na corrente pode sim ser visto como maus-tratos, mas nem em todos os casos. Em momentos em que o pet fica preso apenas durante um curto período de tempo e usando uma corrente de guia longa, em um caso pontual, não há problemas.

Para que o pet aprenda a respeitar espaços em devidos momentos, prender durante horas nunca será uma solução cabível. Utilizar técnicas de reforço positivo é uma alternativa muito melhor e que realmente pode funcionar de forma segura e respeitosa com seu cachorro.

Importância das ONGs

Quando falamos de Abril Laranja, é muito importante ressaltar o papel das ONGs e de todas as instituições e petlovers que trabalham em prol do bem-estar animal, pois eles exercem um papel importante para que muitos dos animais que hoje vivem em condição de vulnerabilidade (aproximadamente nove milhões, segundo levantamento do Instituto Pet Brasil), sejam amparados enquanto aguardam pela adoção.

Vale lembrar que muitos dos animais que são salvos de maus-tratos são acolhidos por essas ONGs e delas recebem abrigo, alimentação, medicação e muito carinho. Por isso, procure uma instituição da sua região e fortaleça o trabalho dela. Não precisa necessariamente ser doação em dinheiro, pode ser trabalho voluntário, rações, medicamentos, produtos de limpeza ou até mesmo ajuda na divulgação pelas mídias sociais.

E você também pode contribuir agora, com poucos cliques. Sabia que a Petlove tem uma página exclusiva para doações?

Funciona assim:
  • Escolha a ONG que deseja contribuir;
  • Depois, escolha os produtos que deseja doar;
  • Faça o pagamento;
  • Pronto, sua doação foi efetuada! Lembrando que o frete fica por nossa conta.
  • Como denunciar maus-tratos contra animais?
Dependendo da cidade onde você mora, existem delegacias que atendem exclusivamente assuntos que envolvam animais, sejam eles domésticos ou não. Centros de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, o Ministério Público e o IBAMA também podem te ajudar.

Caso presencia uma situação de maus-tratos, você pode denunciar anonimamente em algum destes canais:
  • Site do Ministério Público Federal;
  • Polícia Militar (Disque 190);
  • Disque Denúncia (Pesquise o número da sua cidade);
  • Ibama Linha Verde (0800 61 8080);
  • Delegacias de Polícia na sua região;
  • Disque Denúncia Animal – São Paulo (0800 600-6428).
Para os que moram em São Paulo, existe a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, a DEPA, que atende todo o Estado e garante o sigilo sobre o denunciante (apesar de ter que se identificar no preenchimento do formulário).

Abril laranja pet: faça parte contra a crueldade animal!

Neste mês de abril e durante todo ano, faça a diferença, denuncie casos de crueldade animal e conscientize mais e mais pessoas sobre o que são maus-tratos e como combatê-los. Dessa forma, podemos ajudar para que cada vez mais pets tenham uma vida saudável e feliz!

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90