Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
17/04/2024 às 15h55min - Atualizada em 17/04/2024 às 15h55min

Mais de 7500 famílias indígenas em MT podem receber desconto de até 100% na luz

O benefício pode ser de até 100% nas faturas de energia para os indígenas e quilombolas

Semana 7
Araguaia Noticia
Mais de 7.500 mil famílias indígenas de Mato Grosso possuem o direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, mas ainda não estão cadastradas na concessionária.  O benefício pode ser de até 100% nas faturas de energia para os indígenas e quilombolas. Desde a Lei aprovada no Congresso Nacional e sancionada pela presidência da República, a inclusão de beneficiários do CadÚnico na Tarifa Social passou a ser automática.

No entanto, algumas informações que faltam no cadastro impedem que a Energisa consiga encontrar esses clientes. “Nós precisamos achar e apoiar essas famílias. A Energisa sempre fez a inclusão automática das pessoas que podiam ter acesso ao benefício. Mesmo assim, a gente notava que ainda tinha muita gente que não tinha acesso. Por isso estamos fazendo esse chamamento dos interessados”, explica Gabriela Dias, coordenadora de Leitura da empresa.  

A partir do reforço da Energisa para encontrar as famílias, foram feitas parceiras com o Governo do Estado e secretarias municipais de assistência social para levar as informações sobre o cadastro à população, principalmente em regiões com comunidades indígenas. 

“É muito importante frisar então que o cliente que pode ser beneficiado pelo programa tenha a conta de luz no nome dele ou que informe a concessionária que tem na família um beneficiário, pra gente fazer esse vínculo”, destacou Gabriela. Lembrando que o cadastro pode ser feito presencialmente, pelo 0800 e WhatsApp (Gisa).   O benefício é progressivo e vale também para quilombolas.

Ou seja, depende do consumo de cada cliente. Veja na tabela específica para população indígena:   Menor ou igual a 50 kwh – 100% Maior que 50 kwh e menor ou igual a 100 kwh – 40% Maior que 100 kwh e menor ou igual a 220 kwh – 10%  Além disso, também são beneficiados do programa, as famílias com renda mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Os descontos nesse caso também são altos. Veja: Até 30 kWh mensais: 65%;31 kWh a 100 kWh: 40%;101 kWh a 220 kWh: 10%.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90