Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/04/2024 às 08h26min - Atualizada em 16/04/2024 às 08h26min

Max Russi defende avanços em legislações que agreguem valor à produção familiar

Assessoria
Araguaia Notícia
Em sua participação na sessão promovida pela Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite, nesta segunda-feira (15), que celebrou o reconhecimento aos cinco premiados no 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado entre os dias 11 e 14 de abril em São Paulo, o deputado Max Russi (PSB) afirmou a necessidade de mais avanços nas legislações que deem suporte e agreguem valor à produção da agricultura familiar em Mato Grosso.

“É uma cadeia produtiva que precisa de apoio, precisa de ajuda, tem todas as dificuldades, mas é uma cadeia em que as pessoas se dedicam bastante e geralmente é a família que cuida. E a gente precisa, cada vez mais, fortalecer isso”, avalia Russi.

Max Russi enfatiza que os medalhistas alcançaram êxito em suas conquistas, agregando empenho e excelência no que foi produzido, mesmo em meio à dificuldade de emplacar no comércio local e fomentar a cadeia produtiva.

A lei 12387/24 do Executivo Estadual, aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo governador Mauro Mendes (UB) no início do ano, está em fase de regulamentação. Ela estabelece normas gerais relativas ao registro de estabelecimentos e produtos comestíveis de origem animal provenientes da agroindústria familiar ou de pequeno porte, bem como define aspectos gerais quanto à sua manipulação, seu beneficiamento, sua inspeção e fiscalização sanitária.

“Nós temos produtos de melhor qualidade, produzidos dentro do nosso estado, gerando oportunidades aqui, mas que, muitas vezes, não conseguem chegar ao mercado. Muitas vezes eu quero comprar um desses queijos, que foram premiados internacionalmente, em um concurso que todo o Brasil participou, mas eu não consigo ter acesso, não consigo comprar. A gente tem avançado com algumas legislações, mas precisa regulamentar, avançar mais rápido e dar oportunidade aos nossos produtores, para que possam colocar no mercado, agregando valor e renda”, reforçou.

Queijo premiado: Cinco produtores mato-grossenses de queijo ganharam medalhas ‘Super Ouro, ‘Ouro’ e ‘Bronze’ no 3º Mundial do Queijo do Brasil 2024, realizado de 11 a 14 de abril, na capital paulista. Com o auxílio do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), o setor queijeiro foi representado por 38 participantes. A comitiva também contou com a equipe da Secretaria de Estado Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT).

Frente Parlamentar: A Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite foi criada no ano passado pela Assembleia Legislativa e é coordenada pelo deputado Gilberto Cattani, tendo como titulares: deputados Carlos Avallone, Dr. Eugênio, Valmir Moretto e Elizeu Nascimento. O objetivo é promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos e afins, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o Estado referentes a um determinado setor da sociedade.

Agricultura familiar: Quando prefeito de Jaciara, Max Russi implantou o SIM no município, incentivando a comercialização e qualidade do que era produzido pelo homem do campo. Já em seu primeiro mandato, como deputado estadual, procurou atuar para fortalecer e promover o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso. Focado nessa determinação, conseguiu estabelecer importantes vitórias e contemplar setores e segmentos estratégicos em todo o estado.

Uma de suas ações marcantes foi a aprovação da Lei de nº 10.638/2017, de sua autoria, que beneficia a produção agropecuária de pequeno porte. Ela garante que 30% das compras realizadas pela Administração Direta e Indireta, como governo e prefeituras, para aquisição de bens e serviços, serão provenientes da produtividade das famílias rurais.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90