Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
13/04/2024 às 16h31min - Atualizada em 13/04/2024 às 16h31min

Bebê com malformação na coluna passa por cirurgia ainda dentro da barriga da mãe em GO

A bebê, que já recebeu o nome de Maria Clara, foi diagnosticada com miolomeningocele, uma malformação da coluna vertebral. Cirurgia é considerada complexa e rara.

G1 GO
Araguaia Noticia
Cirurgia intrauterina de grande porte é realizada pela primeira vez em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
A bebê Maria Clara, que ainda está dentro da barriga da mãe, passou por cirurgia rara para correção de uma malformação na coluna, em Goiânia. Por meio de um exame de ultrassonografia, os pais da bebê descobriram que ela possuía Mielomeningocele, uma malformação congênita da coluna vertebral.

"Foi a melhor escolha que eu fiz. Deus me colocou no caminho de toda essa equipe maravilhosa. Estou muito feliz", disse Josicleia Batista, dona de casa, mãe da bebê.

A cirurgia, que é considerada complexa e rara, foi feita na última quarta-feira (10), no Hospital das Clínicas (HC). O procedimento precisa ser feito até a 26ª semana de gravidez.

"Quando a gente descobriu a gravidade da situação, foi um baque pra gente", disse Douglas Melo, pai do bebê.

Waldemar Naves, médico obstetra responsável pela cirurgia, disse em entrevista à TV Anhanguera que foi a primeira cirurgia intrauterina de grande porte realizada em Goiás.

"Precisamos abrir o abdômen da grávida e operar a barriga aberta da mãe, porém sem tirar o feto de dentro do útero. Se ele sai do útero, ele não volta mais. Então, é uma cirurgia trabalhosa, que precisa dessa composição, de uma cirurgia obstetrícia e uma maternidade de excelência", disse o médico.

Por conta da complexidade do procedimento, o pós-cirúrgico da Josicleia deve ser muito rigoroso, precisando ficar 10 dias em repouso absoluto, não podendo levantar da cama nem mesmo para ir ao banheiro. Após o repouso, a mãe da Maria Clara deve permanecer no HC até completar o oitavo mês de gestação.

O estado de saúde de mãe e filha são monitorados constantemente.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90