Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
13/04/2024 às 14h09min - Atualizada em 13/04/2024 às 14h09min

Seduc firma parceria para ações educativas sobre o trânsito nas escolas da Rede Estadual de MT

Ações serão realizadas todas as sextas-feiras em escolas selecionadas pela pasta como parte da campanha Maio Amarelo

Seduc - MT
Araguaia Noticia
Ações da campanha incluem apresentações com grupos de teatro amador das escolas - Foto por: Assessoriar/FenaPRF
Estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso terão aulas de educação para o trânsito durante o mês de maio, em alusão à campanha Maio Amarelo. 

A ação é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

As aulas serão realizadas todas as sextas-feiras, em escolas que serão selecionadas pela Seduc.

Dentro da parceria, estão previstas práticas educativas por meio de várias ações, como apresentações dos grupos de teatro amador que participam do Fetram - Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito.

Professores e estudantes também terão acesso ao material virtual disponibilizado pelo programa Conexão Dnit, com o objetivo de criar uma rede de estímulos pedagógicos para desenvolver ações de educação para o trânsito.

O Conexão Dnit propõe a inserção do tema "trânsito" nos currículos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino - um tema que, segundo a Seduc, está alinhado às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Como resultado das ações, Seduc e o Dnit irão definir indicadores para avaliar quantitativamente a execução do programa, bem como critérios para avaliar a eficiência do programa na comunidade por meio da análise de mudanças de comportamento, entre outros.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é uma campanha anual que acontece em diversos países com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a segurança no trânsito. No Brasil, foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, uma instituição sem fins lucrativos.

A parceria da Seduc e com o Dnit), Detran, Polícia Rodoviária Federal e a Semob segue o art. 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece ações para promover a educação para o trânsito entre os estudantes. Além disso, está alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, que define responsabilidades compartilhadas para alcançar metas nesse sentido.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90