Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/03/2024 às 10h50min - Atualizada em 30/03/2024 às 10h50min

Rio Araguaia sobe e onça bebe água em Barra do Garças VEJA VÍDEO

G1 MT
Araguaia Notícia
Um vídeo registrado pela moradora de Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá, Kárita Silva, mostra que o nível dos rios das Garças e Araguaia subiu e deixou a famosa escadaria do Porto no município parcialmente inundada, gerando uma imagem um tanto inusitada. No vídeo é possível ver a pintura de uma onça 'bebendo água' diretamente da margem do rio. (assista vídeo acima)

O clique foi publicado nas redes sociais e rendeu inúmeros comentários divertidos. "Mais um pouco de chuva e ela afoga", comentou um internauta.

“Para nós barragarcenses, ver a onça beber água renova nossas esperanças, pois devido a falta de chuva nos meses de fim ano, já estávamos preocupados com o que poderia acontecer nesse ano de 2024", disse Kárita.

Nas últimas semanas de março, Mato Grosso registrou diversos episódios de chuvas intensas. Na quinta-feira (21), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo sobre o risco de tempestades no estado.

Projeto de proteção as bacias hidrográficas

O coordenador geral do comitê CBH Alto Araguaia, Clodoaldo Queiroz, que atua como fóruns de debate sobre questões dos recursos hídricos da região, com o objetivo de promover o cuidado com as águas dos rios que passam pela cidade.

“A cheia no rio se deve diretamente ao volume de água que cai na bacia… se estiver chovendo bem, o rio sobe. Choveu menos nos meses de novembro/dezembro e agora, fevereiro e março, reagiu melhor às chuvas”, conta o pesquisador.

Além disso, ele pontuou outras ações que contribuíram para melhorar a vazão da água, distribuir nos plantios e na recarga hídrica para o fortalecimento das nascentes na região.

“Quando a chuva cai sob solos degradados e áreas de baixa capacidade de infiltração, os sedimentos correm para o leito dos córregos e rios e eles em excesso geram limitações no leito dos rios. Na estação das secas, causam obstruções ao acesso aos lagos que são berçários dos peixes.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90