Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/03/2024 às 08h16min - Atualizada em 26/03/2024 às 08h16min

Sucuri de 7 metros, mais famosa do mundo, é encontrada morta e crime ambiental será apurado

A cobra apareceu recentemente em vídeo nadando ao lado de documentarista

G1 MS
Araguaia Notícia
A Polícia Civil de Bonito (MS), com apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA), investiga a causa da morte de uma sucuri de 7 metros, encontrada às margens do rio Formoso, nesse domingo (24). O animal, que era símbolo da região, foi localizado em estado de putrefação e deve passar por perícia. Veja o vídeo acima.

Conforme a PMA, a sucuri foi encontrada morta pelo documentarista de vida selvagem, Cristian Dimitrius, que filma cobras na região há 10 anos. Ele denunciou o caso nas redes sociais.

A sucuri, conhecida como Ana Julia, é a mesma que viralizou em um vídeo compartilhado pelo biólogo holandês Freek Vonk. A identificação da serpente também foi confirmada pela especialista em sucuris e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Juliana Terra, que acompanhava a cobra há 8 anos em estudos.

O caso foi registrado na Polícia Civil nessa segunda-feira (25). A morte da sucuri foi enquadrada como "matar espécime da fauna silvestre em rota migratória, em a devida permissão da autoridade competente ou em desacordo com a obtida".

Como a sucuri morreu?

Após denuncias nas redes socias, uma equipe da PMA se deslocou até Bonito (MS), onde foi constatado que o animal estava morto e em estado de putrefação. Durante levantamentos iniciais, os agentes não localizaram perfurações ou indícios de que a cobra tenha sido morta a tiros.

O que acontece se constatado crime ambiental?

Primeiro, o animal irá passar por uma perícia, que deve constatar a causa da morte.

Se houve um responsável pela morte da sucuri, ele poderá responder por crime ambiental, que tem pena de detenção que varia de 6 meses a um ano, além de ter que pagar uma multa que pode chegar a R$ 500 mil.

O que irá acontecer com o corpo de Ana Julia?

Após ser periciada, a sucuri será levada para a capital Campo Grande, onde passará por um processo de embalsamamento, metodologia que preserva a aparência e as características do animal.

“Posteriormente ela integrará o acervo de animais taxidermizados da Polícia Militar Ambiental e fará parte das exposições que nós realizamos”, disse o comandante da PMA, coronel José Carlos Rodrigues.

O que disse a prefeitura de Bonito

"A Prefeitura de Bonito manifesta total repúdio pelo ocorrido com a Sucuri ‘Ana Julia’ em nosso município. A relevância de um animal desse porte nas nossas áreas mostram o quão equilibrado o nosso ambiente está, porque um ambiente para suportar um animal topo de cadeia, como uma sucuri de quase 7 metros, precisa estar no mínimo equilibrado e essa atitude pessoal, de alguém que cometa um ato como este, é totalmente desprezível e vai contra tudo aquilo que a gente trabalha para em prol do meio ambiente. Então esperamos que as autoridades competentes consigam identificar os autores e punir os culpados".

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90