Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
24/03/2024 às 15h36min - Atualizada em 24/03/2024 às 15h36min

Veterinária alerta para problemas renais em cães e gatos

Gazeta Digital
Araguaia Noticia
Reprodução
Consultas regulares ao veterinário são essenciais para dar diagnósticos de doenças silenciosa em cães e gatos. Para chamar atenção para estes casos, foi criado o Março Amarelo que acende alerta para saúde renal dos bichinhos.

Os rins desempenham papel fundamental na manutenção da saúde, pois ajuda a controlar a pressão arterial, regular o fluxo sanguíneo, produzir hormônios e enzimas importantes, glóbulos vermelhos, além de serem responsáveis pela filtração e eliminação de substâncias tóxicas do sangue.

O problema renal tem fator genético, pode ocorrer em decorrência da idade do animal ou até mesmo como consequências de outras doenças. Em conversa, a médica veterinária Karol Anne Mendes explicou que ela é progressiva e silenciosa.

"A doença, muitas das vezes, se manifesta quando 75% da função renal já está perdida. Ela é silenciosa, então é preciso estar atento e fazer check-ups regulares para prevenção, porque ela não tem cura, mas tem tratamento. Quanto mais cedo descobrir, melhor será a qualidade de vida do animal diagnosticado", explicou.

Geralmente os primeiros sintomas são urinações excessivas, ingestão de muita água, vômitos, diarreias, mau hálito, perda de apetite e consequentemente de peso. Se o animal tem algum desses sintomas, mais de 7 anos, ou já teve problemas renais anteriormente, é preciso levar ele para avaliação para que o risco do seu quadro não se agrave e o leve a óbito.

Veterinária explica que o tratamento é complexo em razão dos ajustes que devem ser realizados, porém, seguindo de maneira correta o animal vive tranquilamente com qualidade de vida.

"Quando a doença é notada pela alteração em comportamento e exames laboratoriais, a internação costuma ser uma opção frequente e com resultados satisfatórios, em casa a alimentação é essencial, já que hoje existem formulações de rações que têm a finalidade de ajudar no controle da doença com a diminuição dos níveis de proteína, fósforo e sal na dieta, caso o paciente não responde aos devidos tratamentos, nos damos a opção de realizada diálise ou hemodiálise", pontuou.

Março Amarelo

Como o dia 12 de março é o Dia Mundial do Rim, o mês foi escolhido como o mês para prevenir e tratar a doença renal nos gatos e cachorros. A campanha do Março Amarelo já acontece no Brasil há 8 anos, com o objetivo de espalhar a informação sobre o diagnóstico e os sintomas dessa complicação.  

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90