Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/03/2024 às 14h08min - Atualizada em 23/03/2024 às 14h08min

Procissão do Encontro, Fogaréu e Via Sacra: veja tudo que acontece na Semana Santa no Araguaia

Festejos iniciam no Domingo de Ramos (24), com finalização no Domingo de Páscoa (31)

Secom - BG
Araguaia Noticia
A Semana Santa no Araguaia deve reunir milhares de fiéis em celebração nos municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças a partir deste domingo (24). Segundo a tradição cristã, esses são os dias finais de Jesus Cristo, que culminam na morte e ressurreição, período encerrado com o Domingo de Páscoa (31).

As atividades iniciam com o Domingo de Ramos e incluem missas e celebrações especiais, com procissões entre igrejas e encenações dos momentos mais significativos da tradição católica.

Na segunda (25), terça (26) e quarta-feira (27), ocorre a Caminhada Pentecostal, com concentração na Matriz Santo Antônio, às 5h30, e saída em direção à Catedral.

À noite, na quarta-feira, os fiéis realizam a Procissão do Encontro, a partir das 19h. No evento, os fiéis de Barra do Garças saem da igreja Santo Antônio e caminham até o antigo Posto Fiscal em Pontal do Araguaia (entre as duas pontes), onde se encontram com as multidões de Pontal do Araguaia e Aragarças.

A procissão celebra o encontro entre a Mãe e o Filho, simbolizado pelo encontro entre as imagens do Senhor Bom Jesus, trazida da paróquia de Aragarças, e a Nossa Senhora das Dores, trazida de Barra do Garças.

Já a famosa Procissão do Fogaréu acontece na quinta-feira (28), às 23h. O evento é realizado em muitas cidades do Brasil e simboliza a busca e prisão de Jesus Cristo pelos farricocos, os soldados romanos, antes da crucificação.

Os fiéis partirão da paróquia Senhor Bom Jesus, em Aragarças, com destino à Matriz Santo Antônio.

Um dos momentos mais esperados pela comunidade católica é a Via Sacra, o ritual que encena o percorrer de Jesus, carregando a Cruz, até a crucificação. Ocorre na sexta-feira (29), às 17h, com saída do início da Avenida Salomé Rodrigues e chegada no Porto do Baé. Em seguida, às 19h, na rampa de embarcações acontece a Procissão dos Barquinhos, um espetáculo contemplativo de luzes no rio Araguaia.

No domingo, uma santa missa de Páscoa será celebrada na Arena do Porto do Baé, com a participação dos três municípios vizinhos. 

Outras celebrações acontecem ao longo da semana, conforme a programação das comunidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90