Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
20/03/2024 às 16h42min - Atualizada em 20/03/2024 às 16h42min

Ciopaer passa a operar com fones que oferecem autonomia de comunicação de até 300 metros de distância

Os equipamentos, que são sem fio, possibilitam maior segurança e eficiência no trabalho dos operadores aéreos e apoio terrestre

Larissa Azevedo | Sesp - MT
Araguaia Notícia

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) já está operando com os 15 fones sem fio e quatro bases fixas, recebidos na última semana. O objetivo é melhorar a eficiência e a segurança do trabalho dos profissionais, garantindo a sua comunicação fora da aeronave. Os fones garantem aos operadores e ao apoio terrestre a possibilidade de comunicação com autonomia de até 300 metros sem interferência ou barreira. 

Por serem sem fio, a comunicação das equipes deixa de ser restringida. Os equipamentos permitem maior liberdade de movimentação para os usuários, não atrapalhando no manuseio dos armamentos utilizados, acabando com a necessidade de gestos como forma de comunicação.

Além disso, eles também são mais resistentes e geram maior conforto para os operadores, pois possuem cancelamento ativo de ruído, de forma que o som produzido pela aeronave não impeça a comunicação. Esses novos equipamentos fazem parte do programa de modernização das forças de segurança do estado. 

O piloto comandante de helicóptero, tenente-coronel Rafael Dias, explica que a aquisição dos comunicadores sem fio é uma grande melhoria na questão operacional, já que os operadores das aeronaves não precisarão ficar dentro delas para manter a comunicação. 

“Os fones vão contribuir muito com a segurança da operação, informando os obstáculos que o piloto possa vir a ter nesse deslocamento, fazendo a contenção do público que esteja próximo em locais críticos, então esse ganho será para a questão operacional e de segurança de voo”, destaca. 


Os equipamentos são um sistema de comunicação integrada entre o solo e as aeronaves, podendo ser utilizados até mesmo em situações em que haja a necessidade de operação com dois helicópteros ao mesmo tempo. 

Os fones foram adquiridos para os quatro helicópteros utilizados pelo Ciopaer, e cada base fixa é inserida em uma aeronave. Elas são responsáveis por transmitir a frequência para os fones, e cada uma pode receber a conexão de até oito fones de ouvido. 

Antes da aquisição, quando os profissionais desembarcavam, perdiam a comunicação entre a aeronave e o apoio, e com o novo sistema ela é mantida após o desembarque.

*Com supervisão de Alecy Alves 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90