Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/03/2024 às 09h46min - Atualizada em 10/03/2024 às 09h46min

Mulheres estão à frente de 41% das novas empresas abertas em MT

Enquanto o número de novos negócios no Estado cresceu 1,24%, a quantidade de empresas com mulheres no comando aumentou 13,46%

Assessoria/Sedec
Araguaia Noticia
Daiara Leão, proprietária da Esmalteria Toda Bonita, é uma das empreendedoras que acessaram recursos da Desenvolve MT - Foto por: Divulgação

Em Mato Grosso, 41,36% das empresas abertas no ano passado tem mulheres como donas do CNPJ. Conforme a Junta Comercial do Estado (Jucemat) foram abertas 83.627 empresas em 2023 de Microempreendedores Individuais (MEIs) até as de grande porte, e deste total 34.595 são de mulheres à frente no registro.

No ano de 2022 foram abertas 82.595 novas empresas no Estado, sendo 30.489 mulheres como proprietárias, ou seja, 36,91%. Enquanto a quantidade de empresas cresceu 1,24% no período de um ano, a quantidade de empreendimentos abertos por mulheres saltou em 13,46% no mesmo período.

Na Desenvolve-MT, elas são a maioria na quantidade de crédito concedido. Dos 730 contratos, 413 foram firmados por mulheres, cerca de 57% do volume das operações no total de R$ 16,9 milhões.

Ao todo, a agência de fomento liberou R$ 38 milhões no ano de 2023 nas linhas de crédito Desenvolve Empresarial (Invest e Invest Mix), Desenvolve Transporte (Motocicletas, Veículos, Táxi, Kit Gás GNV), Desenvolve Empreendedor (Jovem Empreendedor e Mulher Empreendedora) e o Desenvolve Turismo.

Uma das centenas empreendedoras que a Desenvolve MT ajudou foi Daiara Leão, proprietária da Esmalteria Toda Bonita, em Sorriso (400 km de Cuiabá). Há cinco anos ela iniciou como designer de unhas e foi levada a empreender para seguir os sonhos e o interesse de ensinar e aprender coisas novas.

“Adoro trabalhar com mulheres, que vibram junto com o mundo todos os dias, mulheres que inspiram. É ótimo ter esse contato direto com as clientes que se tornam amigas. Para mim é gratificante poder passar horas ao lado delas, escutando histórias que nos colocam para cima, que nos inspiram e também poder passar um pouquinho das nossas histórias e das nossas experiências pra contribuir um pouquinho com cada uma delas. Meu propósito como profissional da minha área é inspirar mulheres em sua melhor versão, investindo em autoestima, cuidado e poder proporcionar sorrisos e uma beleza extraordinária para todas elas”.

O secretário adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia da Sedec, Paulo dos Santos Leite, disse que o protagonismo feminino é fundamental para a economia, na geração de emprego e renda.

“A participação da mulher na economia tem sido cada vez mais intensa e esses números mostram exatamente isso. Nos próprios cursos de empreendedorismo que o Governo do Estado está oferecendo, a gente está vendo uma participação muito ativa da mulher. Quando ela empreende ajuda a toda a sociedade. A mulher é mais organizada, mais dedicada e mais cautelosa na hora de empreender”.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90