Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
28/02/2024 às 15h18min - Atualizada em 28/02/2024 às 15h18min

Barra-garcense impressiona ao imitar som de pássaro: ‘Bem-te-vi’

G1 MT

A escola costuma ser o local onde os estudantes iniciam a vida social e formam as primeiras amizades, mas já imaginou ficar popular por saber imitar uma ave? Foi isso que aconteceu com o estudante João Gabriel Borges Barbosa, de 12 anos, que impressionou os colegas de classe ao saber reproduzir o canto do pássaro Bem-te-vi, na escola onde estuda, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. (veja acima)

Ao g1, João contou que a imitação já virou rotina e que, por isso, ficou bem conhecido entre os amigos de turma, tanto que até viralizou nas redes sociais após um dos colegas postar um vídeo dele reproduzindo o som do pássaro.

“Minha imitação com o Bem-te-vi começou há um ano atrás, comigo fazendo minhas gracinhas como sempre. Um dia o menino da minha escola gravou e postou e isso me fez ficar ‘mais famoso’ com os meninos mais velhos. Meus colegas ficam alegres quando imito”, disse.


Além do famoso Bem-te-vi, Gabriel ainda falou que sabe imitar outros animais, como javali, cachorro e gato.

“Pretendo fazer carreira com isso [a imitação] e quero aparecer na televisão fazendo minhas imitações”, explicou.

Já a mãe do menino, Flávia Borges relatou que tem cerca de três anos que João começou a imitar os animais, principalmente o Bem-te-vi. Segundo ela, a imitação é uma válvula de escape para o filho durante os momentos de frustração.

“A psicóloga sugeriu que ele imitasse algo quando estivesse ansioso e a escolha foi o Bem-te-vi, mas ele sabe imitar outros animais também e costuma fazer isso em momentos de brincadeiras e festividades. As vezes não gosto muito dos barulhos, mas tudo que ele faz é perfeito”, concluiu.

Conheça o Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)

Considerada uma das aves mais populares do Brasil, O Bem-te-vi é facilmente reconhecido pela vocalização, que deu origem ao seu nome e, claro, pelo seu traje característico: dorso castanho, ventre amarelo, garganta branca, cabeça preta com listras brancas e penas amarelas no topo que só ficam em evidência em alguns momentos.


Mede pouco mais de 20 centímetros, é conhecido popularmente como bem-te-vi-verdadeiro, ou bem-te-vi-de-coroa, por apresentar penas amarelas no topo da cabeça e quando eriça essas penas elas se assemelham à uma coroa. Tem o canto característico em que parece dizer “bem-te-vi”, daí a origem do nome da ave.

Pode ser visto sozinho ou aos pares. Alimenta-se de insetos, frutos e até filhote de outras aves. É uma ave valente, comum de ser observada espantando tucanos e até aves de rapina em voo. Distribui-se por todo o Brasil e é encontrado com facilidade dentro de áreas urbanas.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90