Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
24/02/2024 às 18h14min - Atualizada em 24/02/2024 às 18h14min

Novo município de MT terá apenas um candidato a prefeito

Gazeta Digital
Araguaia Notícia
Há 20 anos numa batalha judicial, o distrito de Boa Esperança do Norte (a 524 km de Cuiabá) finalmente iniciou as tratativas para a eleição de vereadores e do futuro prefeito da recém-aprovada cidade de Mato Grosso. Em uma construção com líderes do agronegócio, o atual sub-prefeito de Sorriso (a 398 km de Cuiabá), Calebe Francio, anunciou que migrará do PSDB, para o MDB, e que a composição na região prevê uma aliança de consenso.

Além da desfiliação do partido tucano, o líder da região mencionou que atualmente há 3 propensos candidatos a vereadores. Entre os que já anunciaram as intenções de inaugurar a futura Câmara municipal estão Marcos Pereira (Marcão), Olenil Lino dos Santos e Marlon Zanella.

"Estamos formando o diretório e levantando os nomes que vão para a disputa. Mas temos 3 representantes da região, um eleito para a câmara de Sorriso e dois suplentes que têm uma pequena experiência já: Marcão, Olenil, Marlon", revelou Frâncio durante entrevista à Gazeta.

O atual sub-prefeito contou ainda que está costurando uma aliança com partidos como o PL, PSDB e União Brasil. "Temos uma linha de pensamento que quer uma candidatura única e nós temos conversado com as lideranças para começarmos com o pé direito. Mas temos muito tempo ainda pela frente, lá para abril que devemos ter essas definições", comentou.

Com 7.000 habitantes no núcleo urbano - e estimados outros 3.000 a 5.000 na zona rural -, ela chegou a ser emancipada em 2000, mas o Tribunal de Justiça de MT declarou a lei de sua criação inconstitucional após mandado de segurança impetrado por Nova Ubiratã, que cederá 80% da área do novo município. O restante será desmembrado de Sorriso.

Boa Esperança - que ganhou o do Norte para diferenciar de outras 5 já existentes no país - foi oficializada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) depois de mais de 20 anos de luta, com o desmembramento de Sorriso e de Nova Ubiratã.

Tornou-se o 5.569º município brasileiro e debutará nas eleições de 2024. Já há no país três Boa Esperança (MG, ES e PR), uma Boa Esperança do Iguaçu (PR) e Boa Esperança do Sul (SP).

Nascerá com população maior que 50 cidades mato-grossenses e a estimativa é que, em poucos anos, figure na lista das mais ricas do agronegócio no estado - Sorriso é o município mais rico do setor no país, enquanto Nova Ubiratã é a sexta colocada no ranking.

 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90