Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/02/2024 às 15h07min - Atualizada em 22/02/2024 às 15h07min

Governo de MT apresenta modelo de casa para indígenas de Campinápolis

Moradores da Aldeia de Santa Clara, que perderam 9 casas em um incêndio há 4 meses, assinaram o aceite do projeto para construção de casas indígenas.

MT Par Caroline Rodrigues
Araguaia Notícia
O Governo de Mato Grosso apresentou o projeto de casa indígena aos xavantes na Aldeia de Santa Clara, em Campinápolis (565 km de Cuiabá). O modelo foi aprovado em unanimidade pela comunidade e faz parte do apoio do governo estadual na reconstrução da aldeia, um compromisso firmado pelo governador, Mauro Mendes, e a primeira-dama, Virginia Mendes, há quatro meses, quando 9 casas da comunidade foram destruídas em um incêndio.

Idealizado por Virginia Mendes, o projeto, que será posteriormente desenvolvido pelas Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do SER Família Indígena, irá atender 70 xavantes que ficaram desabrigados com o incêndio e, hoje, moram de forma improvisadas na casa de outras famílias da aldeia.

"Visitei a aldeia junto com o governador logo que soube do incêndio, foi muito triste ver a situação que ficaram as casas e o sentimento de perda deles era muito forte. Nós os acolhemos, levamos ajuda emergencial, mas somente isso não era suficiente. Quando falamos para o cacique Justino que o Governo se comprometeria em fazer novas casas, eles ficaram um pouco mais aliviados. Agora com essa ótima notícia que o presidente Wener Santos, nosso parceiro no social e que sempre apoia nossas causas nos deu, é motivo de comemorar. Assim que as unidades estiverem prontas, quero ir pessoalmente entregar", afirmou a primeira-dama.



A equipe técnica da Participações e Projetos S/A – MTPAR é responsável pelo projeto, que foi desenvolvido com materiais anti chamas e dentro de especificações que atendem as características culturais da etnia. A casa terá 86 metros quadrados de área construída, modelo octogonal, cobertura radial e piso de cimento queimado. Não haverá divisórias na parte interior, reproduzindo a estrutura já utilizada pelos indígenas. Na frente, haverá uma pequena área, com espaço destinado a ligação de água e também preparo dos alimentos.

Outro ponto importante do projeto são as estruturas metálicas e em concreto, bem como as paredes em material isotérmico e a telha também isotérmica, o que trará mais conforto térmico aos moradores. O presidente da MT-PAR, Wener Santos, explica que as casas serão formadas por kit e depois de construídas a estrutura, elas serão montadas no local em um tempo médio de 2 meses.

“O projeto foi pensado com carinho e com o apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio). Estamos aqui para apresentar o que foi elaborado e pedir a anuência de vocês em um papel. Depois, vamos entregar para o governador este documento e ele dará continuidade ao processo de construção”, explicou Santos.

O cacique Justino Tserenho’u Xavante conta que as casas são muito esperadas pela aldeia e ele fica contente em saber que há a possibilidade de se replicar o modelo para outras aldeias. “O modelo está mais do que aprovado. Todo mundo gostou de como será feito e confiamos que o governador vai nos ajudar”, argumenta.

Lembrando o caso - Em 22 setembro de 2023, um incêndio atingiu 9 casas da Aldeia Indígena de Santa Clara, em Campinápolis. A origem do incêndio foram fagulhas vindas da mata e carregadas pelo vento. Na ocasião, 70 pessoas ficaram desabrigadas e perderam todos os pertences, bem como comida.

Um dia após o incidente, a comunidade recebeu uma visita de solidariedade do governador Mauro Mendes e da primeira-dama Virginia Mendes. Além de falar com as famílias atendidas, eles acompanharam o trabalho de socorro emergencial, realizado pelas Setasc, bem como pela Defesa Civil. Naquela ocasião, foram distribuídas cestas básicas, kits de higiene, roupas e água potável.

Após uma reunião com o cacique Justino, Mendes disse que iria apoiar a aldeia com a reconstrução das casas, ação que se iniciou com a elaboração e, agora, aprovação do projeto.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90