Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
07/11/2014 às 14h29min - Atualizada em 07/11/2014 às 14h29min

Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Paralisia Infantil

Interessante News
Reproduçâo

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e paralisia infantil deve imunizar 344 mil crianças de seis meses de idade até menores de 5 anos no Amazonas, segundo dados do Ministério da Saúde. A ação começa no sábado (8). Em todo o país, mais de 11 milhões de crianças sejam vacinadas. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo. Os dados foram divulgados pelo Ministério.
A poliomielite é uma doença contagiosa que afeta principalmente crianças com menos de 5 anos. Ela pode causar paralisia em algumas horas e, em alguns casos, ser fatal. O Brasil não registra casos da doença há 25 anos.

Segundo o Ministério da Saúde distribuirá, 482 mil doses da vacina oral poliomielite (VOP) – vacina em gotas – serão enviadas ao estado. No entanto, é recomendada às Coordenações Estaduais de Imunizações a disponibilização da vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado.

Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de 5 anos. A estimativa é promover a vacinação de 305 mil crianças no Amazonas. O Ministério da Saúde distribuirá cerca de 344 mil doses da vacina.

Para a realização da campanha, estarão disponíveis mais de 100 mil postos espalhados por todo o país, 350 mil profissionais de saúde e 42 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais).

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Em Nova Xavantina a campanha será comandada pela Secretaria Municipal de Saúde, em todos os PSF e Postos de Saúde, inclusive na zona rural, com início as 07 horas e encerramento as 17 horas.

Leve seu filho menor de cinco anos para tomar a vacina contra sarampo e a paralisia infantil.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90