Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
06/11/2014 às 13h55min - Atualizada em 06/11/2014 às 13h55min

Nova Xavantina já tem o seu viveiro municipal, com capacidade de produção de 20 mil mudas/ano. Conheça!

Interessante News - Isaias Lima - Nortão
Reproduçâo

Está concluído o prédio construído na área onde fica a Secretaria Municipal do Turismo e Meio Ambiente, no Centro de Informações Turísticas (CIT), situado na BR-158, na entrada da cidade sentido Barra/Água Boa, em frente a Praça Suzanete Ferreira da Silva.

A obra é uma iniciativa do Secretário Valteri Araújo e da equipe da SMTMA, com o patrocínio do comércio local, que doou os materiais para a construção, com a mão de obra executada pela equipe da Secretaria.

Restando apenas a conclusão da parte elétrica para entrar em funcionamento, o viveiro municipal foi concebido pelo Secretário Valtinho para atender ao reflorestamento das nascentes da bacia do Rio das Mortes, e também para atender o paisagismo da cidade.

Na casa construida, funcionará o laboratório do viveiro, que será equipado com geladeira e estufas para produção e armazenagem de sementes perecíveis. O local para a produção das mudas será na área da Secretaria, e no terreno anexo ao do CIT, que a Prefeitura cedeu para a SMTMA para a execução do projeto.

                                                                 COMO FUNCIONA?

Segundo Valtinho, serão produzidos mudas de árvores nativas, ornamentais e frutíferas, incluindo todas as espécies como pequi, mangaba, barú, palmeira, eucaliptos, etc, que serão distribuídas na cidade, conforme a necessidade e a demanda.

As sementes estão sendo trazidas ao viveiro pelos pequenos produtores do município, que trazem em latas milhares de sementes, que estão em estoque na Secretaria e que começaram a ser plantadas, como o pequi, cujas mudas já começaram a ser produzidas, inicialmente na parte interna do CIT, enquanto a Prefeitura conclui o processo de doação do terreno anexo.

Todo o projeto é acompanhado de perto por biólogos servidores da Divisão de Meio Ambiente da SMTMA, o que garante a qualidade do trabalho executado.

O projeto do viveiro municipal se casa com outro projeto da Secretaria, da Brigada para Incêndio, que também está efetuando levantamento de todas as nascentes do município, para reflorestamento com mudas do viveiro municipal. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »