Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
04/02/2024 às 11h01min - Atualizada em 04/02/2024 às 11h01min

Região do Araguaia já tem 3 óbitos de Covid, MT está 6 mil casos e UFMT recomenda uso de máscaras no campus

G1 MT
Araguaia Notícia
Do início de janeiro até sábado (3/2) o estado já registra 6.584 casos registrados de Covid-19 e 16 mortes em decorrência da doença, conforme o painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e três destes obitos ocorreram na região do Vale do Araguaia (Água Boa-1, Ribeirão Cascalheira-1 e Santa Terezinha-1). Outra cidade perto de Barra do Garças com óbito é Primavera do Leste. 

Em virtude dessa situação, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) emitiu um Ofício-Circular recomendando o uso de máscaras em todos os ambientes fechados da universidade, nessa sexta-feira (2). A orientação veio depois da alta quantidade de novos casos de Covid-19 registrada no estado.

Do início de janeiro até  sábado (3) o estado já registra 6.584 casos registrados de Covid-19 e 16 mortes em decorrência da doença, conforme o painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

Segundo a universidade, a recomendação serve para estudantes, servidores e profissionais contratados. O documento orienta que todos que apresentarem sintomas da doença, mesmo que sem gravidade, usem máscaras tanto no campus da UFMT, quanto nos demais espaços coletivos que frequentam.

A universidade também orienta que todos que estiverem com os sintomas busquem o serviço de saúde mais próximo para diagnóstico e tratamento adequado.

Os municípios de Várzea Grande, Água Boa, Cáceres e Nova Xavantina emitiram um comunicado para que a população volte a usar máscara e adote novamente as medidas de prevenção contra a Covid-19. A recomendação foi feita após o aumento no números de casos da doenças nessas cidades e o surgimento de uma nova variante.

A SES também fez um alerta oficial às cidades para que voltem a tomar as medidas de prevenção e intensifiquem a vacinação conta a doença.

Na segunda-feira (29), Sorriso, a 420 km de Cuiabá, registrou a 1ª morte no município causada pela Covid-19 desde junho de 2023. Segundo a prefeitura, a vítima trata-se de um idoso de 72 anos que morreu no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande.

Conforme quadro clínico, o paciente tinha diabetes, hipertensão, insuficiência renal, entre outras comorbidades.

Mato Grosso fechou o mês de janeiro com 5.377 casos confirmados de Covid-19 e 12 mortes em decorrência da doença, conforme o painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

Locais com óbitos pela Covid:

Água Boa (1)
Aripuanã (1)
Campo Verde (1)
Cuiabá (1)
Guarantã do Norte (1)
Nova mutum (1)
Peixoto de Azevedo (1)
Poconé (1)
Porto dos Gaúchos (1)
Primavera do Leste (1)
Ribeirão cascalheira (1)
Rosário Oeste (1)
Santa Terezinha (1)
Sinop (1)
Sorriso (1)

Faixa etária

Segundo os dados do painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), até o momento a faixa etária com maior ocorrência de casos é de acima de 80 anos.

Dados referentes até sábado (3):

De 31 a 40 anos: Uma morte (um homem)
De 51 a 60 anos: Três mortes (uma mulher e dois homens)
De 61 a 70 anos: Três mortes (duas mulheres e um homem)
De 71 a 80 anos: Quatro mortes (uma mulher e três homens)
80 anos ou mais: Quatro mortes ( duas mulheres e dois homens).

Uma nova subavariante da Covid-19, chamada JN 2.5, foi identificada em Mato Grosso. Ainda de acordo com a SES, além do Brasil, a subvariante também já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.

"O Ministério da Saúde ressalta que o surgimento de novas variantes, como a JN.2.5, é um fenômeno monitorado pela Pasta. [...] A vacinação segue como o principal meio de proteção contra os casos mais graves da doença com atualização das doses de reforço indicadas para cada faixa etária e que os imunizantes disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra todas as variantes que circulam no país atualmente", diz o MS em comunicado.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »