Barra do Garças e mais 6 cidades de MT vão aplicar as provas do 'Enem dos Concursos'
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido com o "Enem dos concursos", será aplicado em sete municípios de Mato Grosso. As inscrições começam em 19 de janeiro e seguem até 9 de fevereiro, conforme foi divulgado pelo governo federal na tarde desta quarta-feira (10).
Locais de prova em MT
Alta Floresta
Barra das Garças Cáceres
Cuiabá
Rondonópolis
Sinop
Tangará da Serra
COMO SE INSCREVER - Para se inscrever, o candidato precisa ter uma conta no Gov.br, de qualquer nível (ouro, prata ou bronze). Ele deverá escolher o bloco temático e, depois, os cargos. Em seguida, ordenar a sua preferência entre os cargos e entre as especialidades.
Segundo o governo, o participante poderá escolher apenas um bloco temático no momento da inscrição. A aprovação ocorrerá conforme a indicação de preferência do candidato.
APLICAÇÃO DAS PROVAS - O governo diz que se inspirou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para fazer o modelo de provas do concurso unificado. Elas serão aplicadas no dia 5 de maio em dois turnos:
Matutino (2h30 de prova)
Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
Vespertino (3h30 de prova):
Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
Nível médio: provas objetivas (40 questões).
As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.
As demais fases são:
perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
e procedimento de verificação documental complementar para indígenas.
Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos.
Cronograma
Inscrições: 19/01 a 09/02/2024
Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024
Aplicação das provas: 05/05/2024
Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
Divulgação final dos resultados: 30/07/2024
Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024
FONTE: Araguaia Notícia
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI