Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
11/12/2023 às 16h05min - Atualizada em 11/12/2023 às 16h05min

Exposição celebra 100 anos de Valdon Varjão em Barra do Garças dia 15/12

Informação foi dada pelo secretário municipal de Cultura de Barra do Garças, Alessandro Matos

Rota Araguaia
Araguaia Notícia
No podcast Depoisdas7, de ontem, (30), pelo canal deste portal de notícias no Youtube e por seu perfil no Instagram, o secretário Municipal de Cultura de Barra do Garças, Alessandro Matos do Nascimento, (Professor Alex), adiantou que trocamos contatos com a família do ex-prefeito de Barra do Garças, Valdon Varjão, (1923 – 2008) para início do projeto de comemoração do centenário do historiador previsto para setembro de 2024, por ocasião do aniversário da cidade.

Em 15 de dezembro, quando Varjão, se vivo, estaria completando 100 anos, será aberta uma mostra por trinta dias de objetos pessoais, documentos, livros de sua autoria, entre outros no Centro Cultural que leva seu nome no complexo turístico do Porto do Baé .

Segundo Alex Matos, o ex-prefeito é uma figura “importante para o município, foi um homem de seu tempo, da Barra do Garças que a princípio era chamado de Barra Cuiabana, ainda uma pequena vila portuária”.

Na versão do secretário, Valdon Varjão foi um homem “muito inteligente”, autor de vários livros que relatam a história do município, entre os quais “Barra do Garças no Passado” que resgatam a memória histórica do município.

Dentre os feitos que se creditam ao historiador Valdon Varjão, foi o de elevar o nome Barra do Garças ao conhecimento de todo o país e do mundo, ocasião em que esteve vereador nos anos noventa e apoiou uma matéria criando um discoporto construído logo depois no construído do Parque Estadual da Serra Azul (PESA) e, com isso, massificou o turismo ecológico local.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »