Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
17/12/2011 às 10h48min - Atualizada em 17/12/2011 às 10h48min

Projetos vagões do Conhecimento e Ambiental atendem mais de 1,2 mil crianças em MT

Olhar Direto
Reprodução

Desenvolvidos pelo instituto ALL, os projetos levam educação, cultura e consciência ambiental a crianças do ensino fundamental nas cidades por onde passa sua malha ferroviária.Alto Araguaia (MT) - Uma experiência para recordar e lições para pôr em prática. Assim podem ser definidos os projetos vagões do Conhecimento e Ambiental, desenvolvidos pelo Instituto ALL (América Latina Logística) de Educação e Cultura que encerraram suas atividades, mas deixaram saudades em Mato Grosso. Em Alto Araguaia, Alto Taquari e Itiquira, as crianças atendidas pelo projeto tiveram experiências inesquecíveis que vão levar para vida toda. Na sua passagem pelo Estado em 2011, o projeto atendeu mais de 1,2 mi discentes de 14 escolas municipais e estaduais.
Por onde passaram os projetos mostraram que esse grande compartimento muitas vezes conhecido apenas para o transporte de cargas pode ser veículo para disseminar informações e conhecimento. Foi o que aconteceu em Alto Araguaia, primeira cidade em Mato Grosso atendida pelos projetos. Na cidade com pouco mais de 13 mil habitantes, as atividades com os vagões aconteceram de 18 a 28 de outubro. Os vagões do Conhecimento e Ambiental beneficiaram cerca de 600 crianças somente no município. Um sucesso de atendimento conforme avaliação do Comitê de Gente...

Não demorou muito e o projeto chegou a Alto Taquari, distante cerca de 80 km de Alto Araguaia, onde a América Latina Logística (ALL) também mantém um terminal de descarga e transbordo de produtos. Na cidade, o projeto foi realizado de 24 de setembro a 01 de dezembro atendendo a Escola Estadual Carlos Irigaray Filho e a Escoal Municipal Euzinha Lizardo Nunes, totalizando uma média 400 crianças, todas do ensino fundamental.Itiquira encerra projeto em Mato Grosso
Para finalizar o projeto no ano em Mato Grosso, a outra cidade atendida foi Itiquira, que está em face de receber a mais nova estação ferroviária em Estado. No município foi realizado entre dias 06 e 09 de dezembro o Projeto Vagão do Conhecimento, que contou com a participação de alunos do 4º e 5º anos das escolas municipais. Durante as atividades, as crianças receberam informações sobre cultura e folclore brasileiro relembrando personagens característicos de cada região.
Nos quatro dias foram atendidas nos períodos da manhã e a tarde as escolas José Rodrigues, Andrea Marchetti, Anfilófio de Souza Campos e Jorge Eduardo Raposo de Medeiros, totalizando 230 crianças. “Muitas crianças não conheciam e ficaram vislumbradas em conhecer e entrar no vagão”, relatou a responsável pela execução do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do Projeto de Expansão Malha Norte, Maysa Moraes de Freitas.
Além de levar lições sobre segurança na ferrovia, o Vagão do Conhecimento tem como foco proporcionar ensinamento sobre cultura e resgate do folclore nacional e regional. As atividades no Vagão Ambiental têm como proposta falar sobre a preservação ambiental, de forma lúdica, para atrair o interesse e despertar a consciência ecológica, levar conhecimento sobre recursos naturais, reciclagem e cuidados com o armazenamento e descarte do lixo e reciclagem. A aposta é despertar a consciência ambiental e, consequentemente, tornar as crianças disseminadoras da importância de se preservar o meio ambiente e de sustentabilidade.
Itinerante, os Projetos Vagões do Conhecimento e Ambiental atendem dezenas de cidades no País beneficiando milhares de crianças.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90