Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
11/11/2023 às 10h13min - Atualizada em 11/11/2023 às 10h13min

Polícia esclarece assassinato de idoso em Barra do Garças por ‘queima de arquivo’ e prende 1 dos envolvidos

Nivaldo foi morto em frente a rodoviária de Barra do Garças-MT
A Polícia Civil esclarece mais um crime de homicídio em Barra do Garças no Mato Grosso. Foi deflagrada a Operação Anhanguera, com o objetivo de cumprir ordens judiciais contra os autores do bárbaro crime ocorrido no mês de agosto de 2023.

No dia 08 de agosto de 2023, por volta das 20h40, em frente ao setor de vistorias da 3ª Ciretran de Barra do Garças, o idoso Nivaldo Pereira dos Santos, de 71 anos, foi morto. Na ocasião, a vítima estava no interior de um bar de propriedade de um familiar. Uma pessoa chegou ao estabelecimento e ao identificar a vítima efetuou, contra ele, diversos disparos de arma de fogo. A vítima morreu no local e o autor do crime fugiu a pé.

Com o transcorrer das investigações, apurou-se que o crime foi motivado pela chamada "queima de arquivo".
A vítima possuía diversas passagens criminais e tinha, recentemente, sido colocada em liberdade. Livre, a vítima passou a residir na cidade de Nova Xavantina, e naquela cidade ocorreu um crime de homicídio praticado por uma organização criminosa, cuja motocicleta de Nivaldo foi utilizada naquela prática criminosa.

No entanto, Nivaldo foi compelido a emprestar sua motocicleta e não sabia que seria utilizada em pratica criminosa. Em decorrência disto, para não ser responsabilizado por crime que não cometeu, ele teria revelado quem seriam os autores do homicídio em Nova Xavantina.  Fato este que fez com que integrantes da organização criminosa determinassem a morte de Nivaldo.

Em meio a estás circunstâncias e em decorrência das ameaças de morte, Nivaldo tentou se esconder na casa de parentes na cidade de Barra do Garças, local em que teve sua vida ceifada.

Nas investigações apurou-se ainda que três pessoas estavam diretamente ligadas ao homicídio de Nivaldo. Um deles, da cidade de Campinápolis, recebeu o encargo de buscar por pessoas de outras cidades para executar o crime, com isso, o suspeito buscou duas pessoas no Estado de Goiás para colocar o plano em prática.

No dia dos fatos, os três criminosos chegaram ao local de carro, um desceu e foi ao local onde a vítima estava e a executou com disparos de arma de fogo.

Após o crime, os três suspeitos fugiram para o Estado de Goiás, entretanto, com a evolução das investigações a equipe da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Barra do Garças, coordenadas pelos Delegados Adriano Marcos Alencar e Pablo Borges Rigo, foi possível identificar os autores do homicídio, inclusive, um deles já está preso na cidade de Trindade-GO, vez que é suspeito de crime de sequestro, cárcere privado e roubo, ocasião em que foi preso em flagrante delito.

"Operação Anhanguera" remete ao fato de que alguns historiadores apontam que o Bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, foi pioneiro em incursões pelo Centro-Oeste brasileiro e que resultaram na descoberta do Estado de Goiás, já que foi o primeiro a se fixar no estado, em outubro de 1725, após três anos da saída dos bandeirantes de São Paulo. No caso, a equipe de 1ªDP de Barra do Garças, para a correta apuração do crime em questão, realizou incursões no Estado de Goiás com o objetivo de bem esclarecer toda a empreitada criminosa em apuração.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »