Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
19/10/2023 às 08h39min - Atualizada em 19/10/2023 às 08h39min

EUA vetam e resolução do Brasil para a guerra em Gaza não passa na ONU

REPÓRTERMT
Conselho de Segurança da ONU -  presidido pelo Brasil, não aprovou nesta quarta (18), a resolução do Brasil e para a guerra na Faixa de Gaza. O Brasil propunha  uma pausa humanitária para que civis fossem socorridos na região.

O texto somou  12 votos e precisava de, no mínimo 15 sem vetos. EUA, China, Rússia, Reino Unido e França tê esse poder. Bastou o veto dos EUA para derrubar a resolução. O governo Lula, sabidamente simpatizante do Hamas, sofre dura derrota na presidência do Conselho, confirmando a pecha de "anão diplomático", termo cravado em 2014 por Israel durante o governo Dilma Rousseff (PT), coincidentemente sobre o mesmo tema, quando o Brasil acusou os israelenses de uso desproporcional de força contra o Hamas.
 
Na época, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, disse que a posição brasileira “era uma demonstração lamentável de como o Brasil, um gigante econômico e cultural, continuava sendo um anão diplomático". 

Os EUA justificaram o veto ao texto brasileiro por falta - justamente - de uma citação ao direito de Israel de se defender do terrorismo do Hamas.  

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »