Bloqueio de índios xavantes em rodovias deixa região isolada em MT

Por

Bloqueio de índios xavantes em rodovias deixa região isolada em MT
Geder Barbosa

Índios xavantes de Mato Grosso fecharam nesta quinta-feira (15) as duas mais importantes rodovias que ligam o Vale do Araguaia a Cuiabá. O bloqueio começou pela manhã com os índios fechando a BR 070, a 190 km de Barra do Garças. Usando pedaços de madeira, pneus velhos e escudo-humano os índios de Sangradouro e São Marcos pararam o trânsito na rodovia.

Mais tarde, por volta das 15 horas, os índios da reserva Areões e Pimentel Barbosa fecharam a BR 158, próximo a cidade de Nova Xavantina, causando outro transtorno para a comunidade. Um dos líderes do movimento, o índio Hiparidi Xavante, informou que os índios querem negociar uma sinalização para as rodovias, a criação de corredores para animais e o Programa Básico Ambiental (PBA). A pauta foi definida entre as lideranças na quarta-feira.

Os índios disseram que só vão liberar a rodovia para o trânsito de ambulâncias. Eles exigem a presença do superintendente do Dnit de Mato Grosso e o diretor-geral do Dnit em Brasília para ouvir a pauta de reinvindicações deles. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que já se verificam tumultos de veículos querendo passar pelo local. O bloqueio das rodovias praticamente isola o Araguaia de Cuiabá. São 32 municípios prejudicados com o movimento dos índios. 


FONTE: Olhar Direto
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »