Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
12/10/2023 às 08h57min - Atualizada em 12/10/2023 às 08h57min

Eclipse solar em Barra do Garças: saiba como observar o fenômeno com segurança

Fenômeno astronômico está previsto para este sábado (14) e será possível ver lua bloquear 62% do sol

Andrezza Dias Semana7
Um espetáculo celeste conhecido como eclipse solar anular está previsto para este sábado (14) e, em algumas regiões do Brasil, um “anel de fogo” decorrente do alinhamento entre Lua, Terra e Sol poderá ser observado no céu. Em Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá), os moradores terão visibilidade parcial do fenômeno que deve ser acompanhado com alguns cuidados devido aos riscos à visão.

Segundo o doutor em Física e professor da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Araguaia (UFMT/CUA), Adellane Araújo Sousa, no município a lua vai bloquear cerca de 62% do sol, com duração total 2h34. Porém, a fase máxima terá poucos minutos de duração.

“O eclipse em Barra do Garças vai se iniciar às 15h20, com ponto máximo às 16h42 e vai finalizar por volta das 17h50. Ele poderá ser visto em qualquer ponto da cidade, mas é muito importante esclarecer que não se pode observar esse fenômeno e nem olhar para o sol sem proteção”, explicou o professor ao Semana7.

O professor também alertou sobre os equipamentos corretos para visualizar o eclipse, os quais devem ter lentes com filtro para soldadores, de nível 14 ou superior. A utilização de protetor solar para o rosto com FPS 50 ou similar também é essencial.

“Não adianta ser qualquer tipo de proteção, não pode ser chapa de raio x, nem vidro escurecido ou óculos escuros. Se as pessoas olharem sem proteção ou com equipamentos indevidos podem ter problemas seríssimos na visão ou até perder parte dela com o tempo. O único equipamento indicado é com vidro de soldador, de preferência número 14, que barra 99,9% da radiação solar visível e ultravioleta”, destacou. “Também não se pode observar o sol com binóculo ou telescópio sem filtro especial importado, pois pode queimar os olhos como se fossem uma folha de papel na lupa. O filtro deve ser colocado na frente do telescópio”, finalizou o professor.

Dicas para observar o eclipse solar com segurança

Na internet e em lojas especializadas óculos próprios para observar eclipse solar são comercializados, mas, de acordo com o professor Adellane, uma alternativa para aqueles que deixaram para última hora é comprar o vidro n14 de soldador em lojas de ferramentas ou parafusos.

“Custa uns R$ 5,00 ou menos, porém a pessoa tem de colocar o vidro na frente dos olhos com a cabeça abaixada e depois ir levantando até achar o sol. É mais seguro fazer assim, pois se olhar para sol primeiro e depois colocar o vidro é muito incômodo. É aconselhável para quem for usar o vidro, fazer um buraco retangular em uma folha de papelão e colar o vidro no retângulo com fita para o papelão ajudar a bloquear o sol no rosto”, recomendou.

O curso de Física da UFMT também pretende realizar um evento com o telescópio nas proximidades do planetário, com um número limitado de participantes. Os interessados poderão se inscrever em um formulário do Google que será divulgado no perfil do Instagram Cosmos UFMT. A iniciativa é organizada pelo projeto de extensão "Experimentoteca da Física".

Ainda conforme o professor, o próximo eclipse anular parcial em Barra do Garças está previsto para janeiro de 2028, com cerca de 43%. Além disso, haverá um eclipse solar parcial apenas em 2045.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90