27/08/2023 às 11h46min - Atualizada em 27/08/2023 às 11h46min
Marco Temporal trará segurança jurídica ao Agro, destacou Mauro Mendes
Governador disse que há poucos indígenas ocupando milhões de hectares, mas defendeu projeto de lei
Araguaia Notícia com Enzo Tres / Midia News O governador Mauro Mendes (União) defendeu o projeto de lei que cria o Marco Temporal de terras indígenas, aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado. Para ele, a regulamentação trará segurança jurídica ao agro. O PL 2.903/2023, que contou com 13 votos favoráveis e 3 contrários, estabelece que só serão consideradas terras indígenas os lugares ocupados pelos povos originários até o dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.
Agora, a medida será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Extremamente importante criarmos a chamada segurança jurídica. 14% do território nacional é de reservas indígenas, algumas delas cuja densidade populacional é baixíssima, com poucos índios para milhões de hectares”, afirmou.
“Não podemos continuar convivendo com essa insegurança, com incertezas, atormentando a vida e o setor mais importante da economia brasileira, que é o agronegócio", acrescentou. O governador considerou que, sem uma regulamentação, o debate acerca da demarcação de terras representa insegurança à economia. Na opinião dele, se o Marco Temporal for implementado, o conflito entre produtores rurais e povos originários será reduzido. “Precisamos trazer paz no campo para que essas pessoas [produtores rurais] possam trabalhar e continuar contribuindo com o Brasil”, completou.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI