MP mira contratos de quase R$ 1 milhao em MT; prefeito se diz surpreso com apreensões
Araguaia Notícia com Folhamax A prefeitura de Diamantino (180 Km de Cuiabá) publicou uma nota sobre a operação “Avaritia”, deflagrada na terça-feira (15) pelo Núcleo de Competências Originárias do Ministério Público (Naco-MPMT). As diligências apuram supostas fraudes em contratos de obras no município de R$ 924,3 mil.
Na nota, o prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro Neto (MDB), conta que foi “surpreendido” com as diligências do Naco, uma vez que “já havia sido intimado para apresentar os documentos exigidos pelo Ministério Público e cumprido com as diligências”.
O prefeito defendeu os contratos que são alvos das investigações do Naco. “O prefeito ainda informa que todas as decisões no âmbito da Prefeitura de Diamantino são tomadas pensando no melhor para os diamantinenses e reforça o seu compromisso com o dinheiro público, o cuidado com o cidadão e desenvolvimento de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento e a economia do município”, diz o prefeito no texto.
A nota informa ainda que forneceu “os documentos relativos” às obras de construção do alambrado do novo cemitério municipal, três salas de aula da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, além da cobertura da quadra poliesportiva na Escola Municipal Castro Alves na Caeté.
Em consulta ao Portal Transparência da prefeitura de Diamantino, é possível constatar que os três contratos somam R$ 924,3 mil, e que foram assinados no ano de 2022 com a Construtora Alto Monte, sediada em Alto Paraguai (200 Km de Cuiabá). Dos três empreendimentos, apenas a cobertura da quadra poliesportiva ainda não foi concluída.
Na operação, o Naco contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), e também da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor).
A nota da prefeitura informa, ainda, que os servidores municipais foram “liberados” do expediente desta terça-feira em razão do “fechamento do prédio para apuração das demais informações”. Confira abaixo o texto na íntegra.
NOTA À IMPRENSA Em relação à Operação Avaritia, do Núcleo de Ações de Competências Originárias (NACO) do Ministério Público Estadual, realizada na manhã desta terça-feira (15.08), informamos que:
O município e o prefeito Dr. Manoel Loureiro Neto contribuíram com a operação fornecendo os documentos relativos a obra de construção do alambrado no novo cemitério municipal, a construção de 03 (três) salas de aula na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz e acerca da construção de uma cobertura para quadra poliesportiva na Escola Municipal Castro Alves na Caeté.
Dr. Manoel Loureiro Neto esclarece que foi surpreendido com a operação tendo em vista que já havia sido intimado para apresentar os documentos exigidos pelo Ministério Público e cumprido com as diligências.
O prefeito ainda informa que todas as decisões no âmbito da Prefeitura de Diamantino são tomadas pensando no melhor para os diamantinenses e reforça o seu compromisso com o dinheiro público, o cuidado com o cidadão e desenvolvimento de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento e a economia do município.
Por fim, Dr. Manoel Loureiro afirma confiar nas instituições para apuração da verdade e mantém o compromisso com a transparência e os valores institucionais.
A Prefeitura de Diamantino e o prefeito municipal permanecem à disposição das autoridades para colaborar com os esclarecimentos dos fatos.
Devido ao fechamento do prédio para apuração das demais informações, os servidores municipais foram liberados durante o expediente desta terça-feira (15.08). A partir de quarta-feira (16.08) o horário de atendimento será restabelecido normalmente, sendo das 07:00 às 13:00 horas.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI