Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
28/06/2023 às 15h43min - Atualizada em 28/06/2023 às 15h43min

Pontal do Araguaia vacina 100% do grupo prioritário contra Influenza

ASSESSORIA
ARAGUAIA NOTÍCIA
A pequena “Malu” que tem 05 anos, está sempre com a carteira de vacinação em dia. Com cinco anos, já tomou as principais vacinações que o ser humano necessita para estar imunizado ao longo da vida. Os reforços, obviamente virão com o passar dos anos e isso depende muito da própria Maria Luiza e de seu tutor, mas sobretudo dos órgãos públicos responsáveis por garantir que este direito chegue a toda população.

Em Pontal do Araguaia, as campanhas vacinais vão além do que é exigido pelo Ministério da Saúde. As vacinas vão, literalmente aos grupos prioritários, fazendo com que a população que mais necessita do imunizante, esteja confortável e confiante com o amparo dos profissionais de saúde.

A exemplo disso, a Monique Dayane, mãe da Malu, moradoras de Pontal do Araguaia, falou em entrevista sobre a ação dos profissionais da vacinação nas escolas.

“Minha filha estuda na Escola Isaías Pereira, quando a equipe de vacinação vai à escola, recebemos bilhetes antecipadamente, solicitando o envio da caderneta de vacinação junto a mochila da criança e, demais avisos como a data, além disso, somos solicitados a acompanhar a vacinação no horário da saída de nossos filhos”, afirmou Monique.

A campanha nacional de imunização contra Influenza é uma iniciativa do Ministério Nacional da Saúde. O órgão traça uma porcentagem preconizada de vacinados, porém Pontal do Araguaia está, geralmente, a frente batendo na maioria dos casos 100% da população prioritária. Isso não se deve exclusivamente ao fato de o município ser de pequeno porte, é o que revelam os dados comparativos a municípios de mesmo tamanho demográfico que Pontal do Araguaia.

O segredo é revelado pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica/imunização, Ivi Machado:

“Percebemos que com o passar dos anos, os dias ficaram mais corridos para a maioria de nós. A exemplo disso, a maioria das mães que no passado estavam incumbidas de cuidar do lar e dos filhos, hoje, somam essas tarefas com o mercado de trabalho”, revelou Ivi.

A coordenadora, sabendo disso, decidiu acrescentar às atividades já corriqueiras da família pontalense, o momento da vacinação, como a feira, a saída dos filhos na escola, até o baile tradicional da terceira idade recebeu a equipe volante de imunização.

O trabalho vai além da ida até os vacinantes, começa com a divulgação e conta com reuniões estratégicas para atingir maior número possível de pessoas com a carteira de vacinação completa. Estas são as ações que vêm trazendo sucesso nos altos índices.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90