29/05/2023 às 22h53min - Atualizada em 29/05/2023 às 22h53min
Vídeo mostra adolescente que escorrega ao pular de cachoeira de Barra do Garças; lugar está interditado desde 2009
Mesmo interditado desde 2009, a cachoeira do Pé da Serra é um dos lugares mais frequentados pela população durante dias quentes
Araguaia Notícia com G1 MT Um vídeo mostra Maycon Bonfim Silva, de 15 anos, que morreu na tarde de domingo (28) após escorregar e cair da Cachoeira Pé de Serra, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cachoeira tem aproximadamente seis metros de altura. Não vamos reproduzir o vídeo atendendo pedido da família cuja imagem é muito forte.
Morte de adolescente As imagens mostram o momento em que o adolescente e outras pessoas estavam em cima de uma rocha, quando um deles pula na cachoeira. Depois, a vítima escorrega e bate com a cabeça em uma rocha antes de cair no rio.
Segundo os bombeiros, a equipe foi acionada para um resgate em uma região de cachoeira e, ao chegar no local, os socorristas encontraram o jovem, que estava com hemorragia na boca, nariz e apresentava sinais de traumatismo craniano. O adolescente foi encaminhado até o Pronto Socorro Municipal de Barra do Garças, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
A vítima morava em Pontal do Araguaia, conforme registrado na ocorrência.
Uma nota sobre ocorrido foi emitida pela direção do Parque Serra Azul que explica que área da Cachoeira do Pé da Serra está interditada desde de 2009 pela Defesa Civil e que existe um processo na Justiça para que a Sema possa indenizar dono de acesso da cachoeira e assim possa controlar o acesso de pessoas na cachoeira e oferecer mais segurança para os turistas. (NOTA ABAIXO)
Nota da direção do Parque Serra Azul A Gerência Regional do Parque Serra Azul lamenta profundamente o acidente ocorrido no domingo na Cachoeira Pé da Serra, no qual o jovem menor M. B.S. perdeu a vida!
A Sema informa que o Parque Estadual da Serra Azul possui atrativos de uso público e esses estão inseridos na rota de visitação ordenada, a qual possui segurança mediante sinalização e informações e controle de regras por vigilantes capacitados. A direção do parque explica que sempre coloca placas indicando o risco de se pular das cachoeiras, porém o material orientativo é retirado por vândalos.
Por questões administrativas e que ainda se encontram em deliberação nas instâncias superiores da SEMA, com relação a locais que devem receber indenização e, posteriormente, entrar no processo de adequação para a maximização de segurança dos visitantes, tal como controle humano e padrão de informações em geral, com ações orientativas e ostensivas de segurança, o local denominado Cachoeira Pé da Serra se encontra dentro desse processo.
É notório que existem riscos de acidentes em qualquer local em que haja a presença de pessoas e neste contexto, o local por si apresenta riscos inerentes, não devendo assim, os próprios frequentadores se permitirem atitudes que coloquem em risco a própria vida.
O local do referido acidente encontra-se INTERDITADO mediante laudo da Defesa Civil desde o ano de 2009 e, somente após liberação do mesmo órgão que as demais ações de segurança deverão ser apresentadas e executadas.
Por hora se faz urgente que os frequentadores, mesmo diante desta proibição, atenham-se aos riscos existem no local.
Diante do triste fato em que o jovem sofreu uma queda ao subir em local de risco, destacamos que o Corpo de Bombeiros realizou atendimento eficaz e preciso e todo apoio emergencial foi prestado à vítima.
Externamos nossa solidariedade e nosso pesar e sentimentos aos familiares nesse momento tão
doloroso! Gerência Regional do Parque Estadual da Serra Azul
Clique aqui e siga Araguaia Notícia no Instagram Clique aqui e siga Araguaia Notícia no Facebook Clique aqui e siga Araguaia Notícia no Youtube Clique aqui e siga Araguaia Notícia no Tik Tok 26 Araguaia Notícia no WhatsApp 27 Araguaia Notícia no WhatsApp Entre no Telegram do Araguaia Notícia
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI