Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
25/05/2023 às 10h34min - Atualizada em 25/05/2023 às 10h34min

Postos de saúde do Recanto e Mangueiras recebem coleta de barbeiro

A coleta dos insetos pela população é importante para as análises de contaminação e orienta as políticas públicas de combate à Doença de Chagas

Secom - BG
 
Entre os dias 15 a 19 de maio, a Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, implementou Postos de Informação de Triatomíneos (PIT) nas Unidade Básicas de Saúde do município (UBS) para coleta de triatomíneos, conhecidos como insetos barbeiros, que estando contaminados com o Trypanosoma Cruzi, podem ser causadores da doença de Chagas.
 
O primeiro posto de recebimento do inseto foi implantado na UBS Anchieta no mês de abril, e na última semana já foram instalados mais dois pontos,  no bairro Recantos das Acácias e no Jardim Mangueiras.
 
De acordo com a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Luanna Martins, os Postos de Informação de Triatomíneos visam estabelecer um fluxo de recebimento de possíveis insetos barbeiros pela população, sendo também uma maneira estratégica de auxiliar os moradores e aproximá-los das ações realizadas pela Vigilância em Saúde.
 
De acordo com o Escritório Regional de Saúde, só neste ano já foram recebidos 76 insetos para identificação, destes 9 eram triatomíneos, mas somente 2 puderam ser analisados por estarem vivos. "É importante que os insetos cheguem vivos para que o diagnóstico seja realizado”, explica Mirian Martins, do Escritório Regional de Saúde do Mato Grosso.
 
Em 2019, 107 insetos foram analisados, 22 estavam positivos; Em 2020, 43 insetos foram analisados, 27 positivos; em 2021 foram analisados 40 insetos e apenas 1 testou positivo e em 2022 foram analisados 59 insetos e 18 testaram positivo para Trypanosoma Cruzi.
 
Após o inseto ser entregue em um dos postos de informação, será encaminhado para identificação e realização de exame em laboratório para saber se está ou não infectado. Após o resultado, se for necessário, será realizada uma  inspeção detalhada no domicílio e a aplicação de inseticida.
 
O critério utilizado para implementação dos postos são as localidades com maior incidência de insetos barbeiros, posteriormente será implementado por meio de cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde em todas as Unidades Básicas do Município

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90