Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
20/05/2023 às 08h41min - Atualizada em 20/05/2023 às 08h41min

Mulher é presa por racismo após chamar passageira negra de 'urubu' em ônibus

Araguaia Notícia
Araguaia Notícia com G1 MT

Uma mulher de 53 anos foi presa em flagrante pelo crime de racismo, no Bairro Jardim Aclimação, em Cuiabá, nessa quinta-feira (18). Ela estava em um ônibus da linha municipal e teria chamado outra passageira de “urubu”.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima, uma jovem negra, de 19 anos, relatou que embarcou no ônibus e estava a caminho do trabalho, quando foi empurrada pela suspeita e agredida verbalmente. Conforme o relato da vítima à polícia, não houve motivo para os xingamentos e empurrão.

As duas passageiras foram levadas à Central de Flagrantes de Cuiabá para o registro da ocorrência. O delegado plantonista lavrou um auto de prisão em flagrante contra a suspeito pelo crime de injuria racial, "ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional".

A Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU) informou que, em casos de crime dentro do transporte público, o passageiro pode solicitar ao motorista que pare na frente de uma delegacia para registro da ocorrência e demais providências necessárias.

Injúria racial e racismo

Em janeiro deste ano, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou a lei que equipara o crime de injúria racial ao de racismo, que é inafiançável e imprescritível.

O crime de injúria racial é caracterizado quando a honra de uma pessoa específica é ofendida por conta de raça, cor, etnia, religião ou origem.

Já o de racismo ocorre quando o agressor atinge um grupo ou coletivo de pessoas, discriminando uma raça de forma geral.

Antes da lei, a pena para injúria racial era de reclusão de um a três anos e multa.
Com sanção da nova lei, a punição passa a ser prisão de dois a cinco anos. A pena será dobrada se o crime for cometido por duas ou mais pessoas.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »