18/05/2023 às 08h08min - Atualizada em 18/05/2023 às 08h08min
Indígena assina contrato profissional para defender equipe feminina da Ferroviária
Araguaia Notícia com GE / Tv Globo A Ferroviária anunciou na noite desta terça-feira a contratação da meio-campista Ivanete Xerente, de 16 anos. A jogadora é a primeira indígena a assinar um contrato profissional com a equipe de Araraquara (SP). Ela passará por exames antes de iniciar os treinamentos com o elenco sub-17, que disputa o Paulista.
Ivanete prefere ser chamada de Xerente, nome da etnia a qual pertence. Natural do Tocantins, ela e o pai viajaram 1,6 mil quilômetros até o interior paulista no final de semana, conheceram a estrutura da Fonte Luminosa e assistiram ao jogo entre Ferroviária e Real Brasília pelo Brasileiro feminino no domingo antes da assinatura do contrato na segunda-feira. Na apresentação, a jogadora disse que está realizando um sonho de criança.
– Comecei a jogar na aldeia, no terreno, na lama, na mata mesmo. Não tinha oportunidade de eu sair e comecei a treinar. Treinar até junto com meu pai. Ele meu ajudou demais também. Às vezes não tinha meninas para jogar comigo lá e chamava ele para jogar comigo e treinar. […] Hoje eu me sinto privilegiada. Para nós indígenas, principalmente mulheres, é bem difícil sair para sociedade, convivência diferente, alimentação diferente – contou.
A jogadora conseguiu uma oportunidade para jogar em Araguaína (TO), onde morou por um ano e três meses e chegou a disputar campeonatos, um deles o Brasileiro Escolar, em abril deste ano, que despertou interesse de Karina Konzen, captadora de atletas da Ferroviária.
– Ela veio numa crescente na competição. É uma menina que tem uma qualidade muito boa […] É uma menina que se destaca muito, e não é pela cor, pela raça. Isso não faz diferença para gente. O que faz a diferença é a gente ter as melhores para o nosso projeto de base – afirmou Karina.
O clube informou que uma equipe multidisciplinar vai cuidar da adaptação de Xerente na Ferroviária por conta dos costumes e cultura da etnia. No Paulista sub-17, as Guerreiras Grenás estrearam com um empate sem gols com o Corinthians fora de casa e, na próxima rodada, pegam o Audax em casa, no domingo, às 16h.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI